Ventos de até 100 km/h: ciclone intenso atinge o Brasil e traz tempo severo para 5 estados

baixados

Ciclone deve provocar tempestades severas, queda de granizo e acumulados de chuva acima de 100 mm em menos de 24 horas; saiba quando

A formação de um ciclone intenso marca o início da primeira semana de novembro na Região Sul do Brasil.

O  fenômeno começa a se desenvolver nesta sexta-feira (7), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão que vai gerar instabilidades atmosféricas desde as primeiras horas do dia.

De acordo com o Meteored, o sistema deve provocar grandes volumes de chuva – em alguns pontos, acima de 100 mm em menos de 24 horas – além de risco de granizo, ventos fortes e tempestades severas. O alerta se estende a todo o centro-sul do país.

Formação de um ciclone deve trazer tempestades para o país no fim de semanaFoto: Gabriel Zaparolli/Bramon (Brazilian Meteor Observation Network e Storm)

Ciclone intenso deve atingir cinco estados com tempo severo

Segundo o Meteored, o ciclone intenso começa a se formar sobre o Sul do Brasil ao longo desta sexta (7), avançando gradualmente pelo país durante o sábado (8). O fenômeno é resultado da combinação entre forte instabilidade atmosférica e um canal de umidade proveniente do Norte.

A previsão indica que cinco estados podem ser diretamente atingidos pelas chuvas e ventos provocados pelo sistema:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Mato Grosso do Sul

Ao longo do avanço, as áreas de instabilidade devem se espalhar rapidamente, com potencial para descargas elétricas, trovoadas intensas e rajadas de vento que podem causar danos em construções e queda de árvores.

Sul do Brasil terá ventos de até 100 km/h e riscos de chuva de granizoFoto: Flávio Tin/ND

Sul do país terá ventos de até 100 km/h e risco de granizo com passagem de ciclone intenso

Nas primeiras horas desta sexta-feira (7), o modelo meteorológico prevê chuvas intensas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. A situação deve se agravar à medida que o ciclone intenso ganha força ao longo do dia.

Durante a tarde e a noite, rajadas superiores a 100 km/h podem atingir a região metropolitana de Porto Alegre (RS). Em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, as rajadas devem ultrapassar os 60 km/h, aumentando o risco de queda de galhos e danos estruturais.

A faixa entre Porto Alegre e Horizontina (RS) está sob alerta para tempestades severas com granizo, enquanto partes do Paraná e do Mato Grosso do Sul podem registrar chuvas isoladas. Em São Paulo, o tempo deve permanecer fechado durante todo o dia, com ventos chegando a 50 km/h no oeste do estado.

Fonte https://ndmais.com.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram