Colegas, segue abaixo o email enviado à Ouvidoria da Petrobras para seu conhecimento; infelizmente, esta disse que o assunto não era com ela e que eu devo me dirigir à PETROS! Retornei à Ouvidoria dizendo que não aceitava a resposta, pois era relativo ao ACT e que aguardava uma resposta. Até hoje não recebi nenhuma informação adicional e no site da Petrobras consta penas como encerrado! Sds, Sotoma
‘A Ouvidoria da Petrobras,
A) Os funcionários da PETROBRÁS, após contribuir anos e anos (30, 35 anos ou mais) e confiando no seu Fundo de Pensão (PETROS) e tendo por base o Código de Ética da Empresa, resolve aposentar-se para desfrutar de uma merecida vida sem sobressaltos.
B) No início dos anos 2010 e seguintes começam a ser surpreendidos com notícias de seguidos deficits no seu fundo de pensão; mesmo assim, muitos se aposentam!
C) Passados alguns poucos anos, muitos aposentados estão amargando
uma vida cada vez pior, premiados por um seguro saúde cada vez maior e um valor monetário de sua aposentadoria absoluto cada vez menor devido ao ingrato desconto do PED.
Do Código de Conduta Ética da Petrobrás ,no item 4.2. DIREITOS HUMANOS no Subitem e : Coibir, não praticar e não ser coniventecom qualquer tipo de comportamento agressivo ou de violência física e psicológica, inclusive assédio moral ou sexual ,além de acolher a pessoa que relata ser vítima de tais práticas;
Observo que:
– Basta analisar o caso do atual andamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para concluir que o RH é o que mais infringe (tortura psicológica) o Código de Conduta Ética da Petrobrás.
– Paralelo a isso, a Diretoria juntamente com o CA distribui altos dividendos aos acionistas (com justa razão) mas, sem disponibilizar um único centavo para diminuir o deficit (PED) de seu fundo de pensao! Por quê tal comportamento? A impressão que se tem é que com isso são chamados para jantares suntuosos podendo desfilar entre as mesas dos convidados com o nariz empinado e recebendo cumprimento e calorosos aplausos! É a chaga do egoísmo e do orgulho!
-Enquanto isso, os aposentados que resolveram aposentar-se para desfrutar de uma merecida vida sem sobressaltos, hoje vive cada vez mais sobressaltado com sua sobrevivência, pois o seu modo de vida está levando-o à morte!
O trabalhador enquanto na ativa e ajudando no crescimento da Empresa é muito bem tratado! Agora estão aposentados e nao vão mais ajudar a Empresa, portanto, infernizar a vida dos mesmos e deixá-los morrer aos poucos, sim!
Aliás, talvez o pensamento dominante dos dirigentes da Petrobrás seja este: ” Os trabalhadores que se ferrem e morram! pois, será melhor para a Petrobras e a Petros”.
Diante do acima exposto, pergunta-se:
1) Tais comportamentos não causam constrangimentos à alta Direção da Petrobrás? Por quê?
2) Tais comportamentos não representam ações que configuram descumprimento do Código de Conduta Ética da Petrobrás ? Por quê?
Solicito uma resposta urgente por parte da Direção da Petrobrás.
Muito obrigado!
Sds, Henrique Sotoma (ex-engenheiro e aposentado da Petrobrás)
Matrícula:009890-2
Observação Final: Após 10 dias corridos, este e-mail será dado ao conhecimento de várias outras pessoas.