A primeira parcela do 13º salário INSS é agendada para agosto de 2024, após a negação da antecipação do benefício. Essa notícia traz uma mudança notável para aposentados e pensionistas que contavam com este valor para fechar suas contas.
Por que esta parcela é importante?
A primeira parcela do 13º salário é de extrema importância para muitos aposentados, pois representa uma renda extra para o pagamento de despesas. No entanto, é fundamental um planejamento financeiro para evitar possíveis endividamentos.
Essa parcela, que constitui metade do valor total do 13º salário, permite o pagamento de contas, a realização de sonhos e a possibilidade de economizar um pouco cada mês.
Quando será pago?
O pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS está previsto para acontecer em agosto de 2024. Vale ressaltar que essa data pode mudar, então é importante acompanhar as atualizações e os comunicados oficiais.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Aqueles que têm direito a receber essa antecipação são os aposentados, pensionistas, e outros beneficiários do INSS. No entanto, não são todos os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º salário. O mesmo não está previsto para os benefícios do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia.
Como é feito o pagamento?
O INSS tem um calendário organizado que divide o pagamento em duas etapas. Os beneficiários que recebem até um salário mínimo são os primeiros a receber. Posteriormente, aqueles que recebem acima de um salário mínimo têm o pagamento feito.
O objetivo dessa divisão é garantir uma organização eficiente no sistema de pagamentos e assegurar que todos os beneficiários recebam seus benefícios dentro do prazo estabelecido.
Como acompanhar o pagamento do 13º salário do INSS?
Existem diferentes canais para fazer isso. Os beneficiários podem ligar para o número 135 ou consultar as informações online por meio do site Meu INSS. Todas as informações de pagamento e pendências podem ser verificadas pelos beneficiários.
Fonte BMCNEWS