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“Pretendemos oferecer cupons de desconto para motoristas comprarem pneus”: e-commerce detalha operação voltada para motoristas de app

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A empresa atua no mercado de motoristas de aplicativo e garante preços competitivos em pneus e acessórios para veículos.

A empresa, que surgiu há 18 anos, se estabelece no mercado como o maior e-commerce de pneus do Brasil, visando melhores soluções de entrega de pneus e acessórios para carros.

A operação começou como uma importadora e distribuidora de pneus de caminhão, com o trabalho de Beto, fundador da empresa, que percebeu que um dos maiores custos de uma transportadora, além do combustível e de pessoas, é o gasto com pneus.

Dessa forma, em 2012, o trabalho com revenda de pneus se transformou na Pneu Store, que hoje conta com mais de 4 mil oficinas distribuídas por todo o Brasil e mais de 13 mil serviços vendidos em 2023.

Com a marca, desenvolveram três canais que chamam de B2Fleet, que é voltado para a venda de pneus de caminhão para frotistas; o B2B; e o B2C, que é a Pneu Store: “Hoje o maior site de venda de pneus da América Latina”, afirma Fabio Facca.

Durante os anos, algumas aquisições foram realizadas, como as marcas Itaro e Speedmax. Há pouco mais de dois anos, a empresa também conseguiu um investimento vindo de um fundo de private equity chamado L Catterton. Esse fundo aportou capital na empresa, o que impulsionou significativamente sua expansão internacional.

“Hoje, oferecemos uma variedade muito grande de produtos, desde pneus para bicicleta, moto, carros de passeio, caminhonetes, caminhões e tratores. No último ano, adquirimos a Grip Master, uma empresa focada no segmento profissional, especificamente em pneus fora de estrada, que chamamos de OTR. Então, a gente vende de tudo na nossa plataforma. O consumidor final tem acesso a qualquer tipo de pneu, com marcas nacionais – como Pirelli, Michelin, Goodyear, Bridgestone e Continental – além de toda a nossa gama de produtos importados e marcas próprias, como a Speedmax”, diz Facca.

Ele ainda explica que, para adquirir um produto, basta inserir a placa do seu carro que o sistema já identifica e sugere o pneu ideal para você.

Como vocês enxergam o mercado dos trabalhadores de aplicativos? Qual é a visão interna da empresa em relação a esse público?

“Esse público é superimportante para nós, porque consome muito pneu, estão rodando ali a todo momento, então a gente chama de profissionais autônomos, e conseguimos preços supercompetitivos. Temos muitos clientes dessas plataformas que compram conosco”, explica Fábio.

“Tanto a Uber quanto o 99 são nossos parceiros, tanto de forma direta quanto indireta. Indiretamente, trabalhamos por meio de afiliados, mas também realizamos algumas ações pontuais. Ajudamos com cupons de desconto para que os motoristas possam obter vantagens ao comprar no site da Pneu Store.

Já realizamos ações diretas com o 99Taxi, onde temos uma parceria 100% direta, que impacta diretamente no aplicativo. Com a Uber, fizemos algumas ações esporádicas, mas eles optaram por trabalhar com afiliados. Então, para a Uber, utilizamos um canal de afiliados.

Geralmente, utilizamos a plataforma Rakuten como afiliado. A Rakuten é a maior plataforma de afiliados no Brasil. Não tenho certeza sobre o cenário global, mas, no Brasil, eles são líderes. Eles trabalham com micro e nano influenciadores, além de terem parcerias com bancos como Bradesco e Santander.

Eles conectam lojistas e lojas online, promovendo essas parcerias para que o cliente final – ou, neste caso, o motorista – possa ter algum benefício. O motorista se associa gratuitamente a essas plataformas e recebe as promoções e vantagens. A Rakuten não cobra nada dos usuários, mas recebe uma comissão nossa para divulgar nossa parceria em sua rede”, completa Leonardo Guedes, gerente de marketing digital da empresa.

Quais são os principais desafios de se conectar e inserir o trabalho de vocês no mercado de motoristas de aplicativo?

De forma geral, o principal ponto é comunicar-se com eles e saber como atingir e levar informação para todos.

Sempre que peço uma corrida, questiono sobre a Pneu Store, e muitos já conhecem o nosso trabalho, mas alguns ainda não. Aqueles que já tiveram experiência falam muito bem. Então, acho que o nosso desafio é poder disseminar a informação para todos eles, para que saibam que na nossa plataforma têm o melhor custo-benefício e a melhor solução para eles. Não tenho dúvida nenhuma, hoje está na nossa plataforma na Pneu Store.

Isso porque ali ele consegue não só escolher o produto mais adequado, mas também pode financiar e dividir isso em muitas parcelas, adequando ao orçamento dele. Ele consegue escolher onde vai receber, enfim, há uma flexibilidade muito grande dentro da nossa plataforma. Acho que o maior desafio é se comunicar ao máximo com eles, para que saibam dessas vantagens.

Leonardo também comentou sobre o tema: “Nós temos uma grande preocupação, queremos alcançar esse público. Recentemente, há aproximadamente uns 4 a 5 meses, fechamos uma parceria com um influenciador chamado Fernando Floripa. O público dele é majoritariamente de motoristas de aplicativo. Ali, ele dá dicas de como economizar combustível e fazer a manutenção no carro. Então, usamos essa estratégia de contratar esse influenciador e inserir ali o benefício que tem ao comprar na PneuStore. É uma estratégia nossa também para atingir outros motoristas”.

Conte mais sobre a operação e logística da Pneu Store.

Hoje, somos líderes de mercado em venda de pneus, e isso é algo muito importante de destacar. Temos o maior estoque do Brasil, com a maior variedade de produtos disponíveis a pronta entrega.

Também temos uma quantidade muito grande de influenciadores, mais de 40. É importante falar também sobre o nosso atendimento. Nós atendemos 5.200 municípios do Brasil. Dos 5.500, conseguimos atender 5.200 com a nossa malha logística, através de parcerias com transportadoras. Atingimos quase o Brasil inteiro. Se você comprar um pneu lá no Amazonas, conseguimos atender. Essa capilaridade nos diferencia bastante.

Temos cinco grandes centros de distribuição (CDs) espalhados pelo Brasil. O maior fica em Itajaí. Depois, temos outro CD novo, em Barueri, um em Serra, outro na região de Belo Horizonte, em Contagem, e um perto de Recife, em Jaboatão. Com esses CDs, conseguimos atender o Brasil inteiro, onde quer que você precise.

Como vocês trabalham e diferenciam todas as marcas do grupo?

“A Speed Max é uma marca que chamamos de, ‘Cauda Longa’. O que é Cauda Longa? É uma marca que tem um portfólio completo, com produtos que vão desde pneus para bicicleta e moto até pneus para caminhão, carro elétrico, off-road e caminhonete 4×4. Enfim, tem uma variedade muito grande e é vendida em todos os canais.

A marca Grip Master, por outro lado, é voltada para consumidores profissionais, como grandes mineradoras, florestais e pessoas que trabalham com máquinas pesadas. É um nicho de mercado muito específico.

Já a Itaro é um produto exclusivo para o canal de e-commerce, focado em oferecer o melhor custo-benefício. É uma linha com excelente qualidade, mas com preços muito competitivos, quase imbatíveis no mercado. Trabalhamos com essa estratégia para cada uma dessas marcas”, finaliza Leonardo.

Fonte 55content

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