Pesquisa busca voluntários idosos para estudo sobre equilíbrio e prevenção de quedas

baixados (3)

Podem participar idosos com idade entre 65 e 80 anos, que tenham caído pelo menos uma vez nos últimos seis meses, e que caminhem sem ajuda

Quem caminha sobre uma trave sabe, o segredo está no controle do corpo, algo que, com o passar dos anos, pode se tornar um desafio. Pesquisadores da  Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recrutam voluntários para um estudo que investiga justamente como um treinamento específico pode ajudar a melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas entre idosos.

Podem participar idosos entre 65 e 80 anos que tenham sofrido ao menos uma queda nos últimos seis meses, consigam entender e seguir comandos verbais e tenham autonomia para ficar de pé e andar sem auxílio de bengalas ou andadores. A participação é voluntária e pode ajudar a produzir conhecimento importante para estratégias de prevenção, um tema cada vez mais atual em uma sociedade que envelhece rapidamente.

O projeto de doutorado Efeito de um treinamento de caminhada na trave sobre o controle do equilíbrio dinâmico durante a locomoção usual e adaptativa em idosos caidores: um ensaio clínico randomizado, de Leonardo Lanoux, orientado pelo professor Renato de Moraes, vai avaliar o efeito de um treinamento de caminhada sobre a trave no controle do equilíbrio dinâmico, tanto em situações de locomoção comum quanto em situações que exigem adaptação do corpo.

Ao todo são seis sessões de treinamento, distribuídas em duas visitas por semana, além de um retorno 30 dias após a última atividade. A primeira sessão dura cerca de três horas; as demais variam entre uma hora e uma hora e meia. Tudo é realizado com acompanhamento de pesquisadores e protocolos de segurança.

Interessados podem entrar em contato com Leonardo pelos telefones:
(16) 3315-0359 ou (19) 99859-5944 (WhatsApp).

Fonte https://jornal.usp.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram