“A sangria da nação continua”
Escrito por Cláudio da Costa Oliveira – 27 junho 2023
Ontem (26/06) divulguei artigo falando sobre a política de preços da Petrobras com o título “Lula precisa corrigir o presidente da Petrobrás” https://soberanobrasil.com.br/lula-precisa-corrigir-o-presidente-prates-da-petrobras/ , mostrando a direção contrária aos interesses nacionais que vem sendo tomada pela administração da Petrobrás neste assunto, sob o comando de Jean Paul Prates (JPP).
Neste final de semana este mesmo JPP concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo, falando sobre a nova política de dividendos a ser adotada pela estatal brasileira, de onde extrai o seguinte trecho :
“Entre outros assuntos, o CEO falou sobre a política de dividendos da estatal. Para Prates, essa política deve sofrer uma mudança gradual.
De acordo com o presidente da petroleira, a mudança não vai ser no primeiro ano. “Talvez, no próximo a gente faça alguma mudança ligeira, depois mais um pouco. Tem que ser uma coisa parcimoniosa, que não gere um trauma muito grande”, destacou.
Prates também definiu a política de proventos como uma negociação com o acionista, ressaltando que a estatal tem que ter alguma flexibilidade.
“Não é partir de um percentual, mas da necessidade investimento. Eu tenho algumas reservas sobre essa questão de ter sempre uma regra”, salientou na entrevista ao jornal. “
Não foi por acaso que a Standard &Poors, na semana passada elevou a nota da empresa e suas ações tem subido de valor na Bolsa brasileira e em Nova Iorque.
Isto só interessa aos especuladores (apostadores) dos “cassinos” que são as bolsas de valores.
Enquanto isto a economia e o povo brasileiro sofrem, na maioria das vezes sem ter a mínima noção da forma como os bens, que lhes pertencem, estão sendo distribuídos.
Quando JPP fala “Não é partir de um percentual” ele se refere ao atual critério de distribuição de dividendos (absurdo), criado por Castelo Branco, no qual a companhia distribui 60% de seu Fluxo de Caixa Livre-FCL
O FCL é calculado deduzindo-se da Geração Operacional de Caixa – GOC os investimentos realizados, ou seja :
FCL = GOC – Investimentos
Significa dizer que quanto menores forem os investimentos, maior será o FCL. Por isto, nos últimos anos, a Petrobrás tem investido tão pouco, para aumentar o FCL e consequentemente os dividendos.
Mas JPP sabe que , com a entrada em operação de novas plataformas no pré-sal , principalmente no campo de Buzios, a GOC da companhia vai crescer tanto que ele poderá aumentar os investimentos e os dividendos ao mesmo tempo.
E a sangria da nação continua.
Cláudio da Costa Oliveira
Economista da Petrobrás aposentado