Assim como no universo dos carros, entre os caminhões também há grupos empresariais, ou seja, empresas que são donas de mais de uma marca. Um dos exemplos mais recentes foi a criação da Stellantis, um mega grupo formado pelas extintas FCA e PSA, sendo hoje uma das principais montadoras do mundo, englobando 14 marcas que estão presentes em 130 países. Mas e no mundo dos caminhões? Quem é dono de quem? Hoje no Brasil temos as marcas DAF, Iveco, Mercedes-Benz, MAN, Scania, Volkswagen e Volvo nos pesados, além da Foton e Hyundai nos leves. E é dessas marcas que vamos tratar principalmente.
A DAF é de origem holandesa e chegou no Brasil há 10 anos, em 2013, com uma moderna fábrica em Ponta Grossa, Paraná. Mas o que pouca gente sabe é que a DAF pertence desde 1996 à Paccar, dos Estados Unidos, que também, é dona da Kenworth e Peterbilt. E o mais curioso é que as três marcas compartilham o mesmo motor, o Paccar MX (apesar que no mercado dos Estados Unidos é possível escolher outros motores).
A Iveco já é mais antiga por aqui, estando há 26 anos produzindo caminhões no Brasil. De origem Italiana, muita gente pode imaginar que ela é um braço da Fiat, que até já teve parte na marca, mas na verdade hoje ela pertence à CNH Industrial, que também possui marcas globais como Case IH e New Holland, além de outras regionais. Curiosamente, a Iveco é dona da International Trucks apenas da Austrália.
A Foton é da China e atua no mercado brasileiro com caminhões leves até 11 toneladas. Ela pertence à Beiqi Foton Motor, que por sua vez, faz parte da estatal chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Holding). Em 2008 a BAIC assinou um contrato com a Cummins e um ano depois, em 2009, um contrato com a Daimler, que basicamente é a Mercedes-Benz. Isso explica o porquê os caminhões da Foton são tão parecidos com os da Mercedes.
A Hyundai é uma marca sul-coreana e apesar de seus principais produtos serem automóveis, aqui no Brasil ela oferece dois caminhões: o HR e o HD80 (esse tem o mesmo motor que equipa os caminhões Iveco). A Hyundai é dona também da Kia e da Genesis, que são marcas apenas de carros. Por outro lado, ela possui nos Estados Unidos a marca Hyundai Translead que é uma fabricante de semirreboques e implementos para caminhões.
A Mercedes-Benz dispensa apresentações. É a marca mãe da alemã Daimler AG e a mais antiga montadora de caminhões no Brasil. O grupo Daimler (hoje denominado apenas grupo Mercedez-Benz) também é dono de várias marcas de caminhões como Freightliner, Western Star, Mistubishi Fuso e Kamaz, além de marcas de motos e carros.
Marcas do Grupo Mercedes-Benz
A Scania, a MAN e a Volkswagen fazem o maior caso de grupo empresarial a atuar no Brasil. As três marcas fazem parte do Grupo Traton, criado em 2018 (e que em 2020 adquiriu a Navistar, exceto a parte australiana da marca). O grupo ainda possuiu parte da chinesa Sinotruk, que já operou por aqui.
A Volvo pertence à Volvo Group, que aqui no Brasil só participa com a própria marca Volvo. Porém, desde 2010 a divisão de carros da Volvo pertence ao grupo chinês Geely, que em 2017 adquiriu parte da divisão de caminhões, Volvo Trucks. Entre diversas marcas, o Volvo Group possuiu a Mack, Renault Trucks, Prevost, Dongfeng e Terex.
Para não dizer que todas as marcas atuantes no Brasil não são daqui, temos a Agrale, que ainda é uma montadora 100% brasileira.