logo-soberano

Os grupos empresariais no mundo dos caminhões: quem é dono de quem

Screenshot_1

 Assim como no universo dos carros, entre os caminhões também há grupos empresariais, ou seja, empresas que são donas de mais de uma marca. Um dos exemplos mais recentes foi a criação da Stellantis, um mega grupo formado pelas extintas FCA e PSA, sendo hoje uma das principais montadoras do mundo, englobando 14 marcas que estão presentes em 130 países. Mas e no mundo dos caminhões? Quem é dono de quem? Hoje no Brasil temos as marcas DAF, Iveco, Mercedes-Benz, MAN, Scania, Volkswagen e Volvo nos pesados, além da Foton e Hyundai nos leves. E é dessas marcas que vamos tratar principalmente.

A DAF é de origem holandesa e chegou no Brasil há 10 anos, em 2013, com uma moderna fábrica em Ponta Grossa, Paraná. Mas o que pouca gente sabe é que a DAF pertence desde 1996 à Paccar, dos Estados Unidos, que também, é dona da Kenworth e Peterbilt. E o mais curioso é que as três marcas compartilham o mesmo motor, o Paccar MX (apesar que no mercado dos Estados Unidos é possível escolher outros motores).

A Iveco já é mais antiga por aqui, estando há 26 anos produzindo caminhões no Brasil. De origem Italiana, muita gente pode imaginar que ela é um braço da Fiat, que até já teve parte na marca, mas na verdade hoje ela pertence à CNH Industrial, que também possui marcas globais como Case IH e New Holland, além de outras regionais. Curiosamente, a Iveco é dona da International Trucks apenas da Austrália.

A Foton é da China e atua no mercado brasileiro com caminhões leves até 11 toneladas. Ela pertence à Beiqi Foton Motor, que por sua vez, faz parte da estatal chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Holding). Em 2008 a BAIC assinou um contrato com a Cummins e um ano depois, em 2009, um contrato com a Daimler, que basicamente é a Mercedes-Benz. Isso explica o porquê os caminhões da Foton são tão parecidos com os da Mercedes.

A Hyundai é uma marca sul-coreana e apesar de seus principais produtos serem automóveis, aqui no Brasil ela oferece dois caminhões: o HR e o HD80 (esse tem o mesmo motor que equipa os caminhões Iveco). A Hyundai é dona também da Kia e da Genesis, que são marcas apenas de carros. Por outro lado, ela possui nos Estados Unidos a marca Hyundai Translead que é uma fabricante de semirreboques e implementos para caminhões.

A Mercedes-Benz dispensa apresentações. É a marca mãe da alemã Daimler AG e a mais antiga montadora de caminhões no Brasil. O grupo Daimler (hoje denominado apenas grupo Mercedez-Benz) também é dono de várias marcas de caminhões como Freightliner, Western Star, Mistubishi Fuso e Kamaz, além de marcas de motos e carros.

Marcas do Grupo Mercedes-Benz

A Scania, a MAN e a Volkswagen fazem o maior caso de grupo empresarial a atuar no Brasil. As três marcas fazem parte do Grupo Traton, criado em 2018 (e que em 2020 adquiriu a Navistar, exceto a parte australiana da marca). O grupo ainda possuiu parte da chinesa Sinotruk, que já operou por aqui.

A Volvo pertence à Volvo Group, que aqui no Brasil só participa com a própria marca Volvo. Porém, desde 2010 a divisão de carros da Volvo pertence ao grupo chinês Geely, que em 2017 adquiriu parte da divisão de caminhões, Volvo Trucks. Entre diversas marcas, o Volvo Group possuiu a Mack, Renault Trucks, Prevost, Dongfeng e Terex.

Para não dizer que todas as marcas atuantes no Brasil não são daqui, temos a Agrale, que ainda é uma montadora 100% brasileira.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram