logo-soberano

NPC – QUEM SOMOS

Design sem nome

O NCP – Núcleo da Cidadania Petroleira, teve a ideia de sua fundação em 2006, quando foram iniciadas as discussões da repactuação e do AOR que dividiu a categoria em 75% de repactuantes e 25% de não- repactuantes. O AOR perdoou 2/3 das dívidas da patrocinadora Petrobrás com seu Fundo Petros. Dos R$ 13,5 bilhões pedidos com a ação judicial de 2001, “sindicalistas” governistas aceitaram receber somente R$ 4,6 bilhões.

A representação sindical estava com o foco num projeto de poder partidário e sem a autonomia e independência necessárias e indispensáveis para fazer a defesa classista dos interesses e direitos da categoria petroleira, notadamente a PETROS e a AMS – esse o diagnóstico a que chegamos.

Portanto se fez necessário ter uma entidade classista e apartidária de âmbito nacional, com personalidade jurídica para representar e fazer a defesa de todos os petroleiros (as) com a mesma linha de pensamento e que estavam indignados e prejudicados com os constantes e repetidos acordos feitos pelas entidades sindicais. Rasgaram contratos históricos, reduziram direitos adquiridos. Na verdade, só favoreceram aos governos e às patrocinadoras aliviando ou isentando delas cumprirem os seus compromissos para com a PETROS.

No tocante ao aparelhamento partidário da PETROS, foram realizados investimentos erráticos e que geraram vários equacionamentos que reduziram pela metade as aposentadorias e pensões.

A Assistência Médica Supletiva – AMS – foi privatizada. Foi criada a Associação Petrobrás de Saúde – APS, que é um plano terceirizado e muito caro pelas várias mudanças nos acordos coletivos lesivos e em prejuízo da categoria.

A luta diária do NCP é informar, alertar e debater com a categoria sobre os ataques aos nossos direitos e buscar por todas as vias, inclusive a judicial,  a  defesa  e  manutenção  dos  nossos  direitos  adquiridos  e

contratos que foram conquistados com muita luta por várias gerações de petroleiros que construíram o sistema Petrobrás e PETROS e hoje são relegados pelas patrocinadoras, e pela sua própria representação outrora classista.

O NCP entende que só com a verdadeira união da categoria petroleira com foco objetivo na sustentabilidade e defesa da PETROS livre de aparelhamentos partidários-sindicais e na visão que a AMS Petrobrás é um direito adquirido, poderemos impedir a extinção dessa importante categoria – a PETROS já está com quatro equacionamentos levando metade da nossa aposentadoria e a AMS já está terceirizada pela APS e absurdamente cara e com serviços precarizados.

Núcleo da Cidadania Petroleira – NCP. (Fundado em 02/12/2009).

Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 846, Sala 227, Edf. Max Center, Itaigara, CEP-41825.000, Salvador-Ba. (Em Frente ao Edf. Torre Pituba-Sede da Petrobras)

TEL:071-991028994

E-mail: nucleodacidadaniapetroleira@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram