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Novo caminhão surpreendente da Scania possui tecnologia brasileira, é movido a gás e tem autonomia para 900 quilômetros

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O novo caminhão da Scania conta com uma tecnologia exclusiva feita em solo brasileiro e autonomia surpreendente

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, acaba de anunciar o lançamento de um projeto de tecnologia pioneiro no Brasil: o Scania X-gas, o primeiro caminhão do país com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. Além disso, a empresa também confirmou que em 2024 será introduzida mais uma opção de tecnologia para a família de veículos a gás: o motor de 460 cavalos de potência. A empresa também confirmou que ao longo de 2024 será lançada mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência, de acordo com o site PetroNotícias. 

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que a tecnologia do Scania X-gas é motivo de orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte para torná-lo mais sustentável no país. “Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo com tecnologia já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirmou.

O novo caminhão da Scania

O Scania X-gás é um modelo com tecnologia G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor possui 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000 Nm, sendo o propulsor mais potente nesta categoria 8×2. Com uma distância entre-eixos de 6.950 mm, o veículo pode acomodar 16 cilindros de gás, oito de cada lado, nas laterais da longarina. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros. 

O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás, o que possibilita ao veículo percorrer cerca de 900 km. O caminhão tem capacidade para transportar até 30 pallets, obedecendo às leis vigentes, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Gallao também ressaltou que desde o lançamento da linha movida com a tecnologia de gás, a empresa tem ouvido pedidos dos clientes por uma opção com maior autonomia. “Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, embora em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público, distribuidores e produtores de gás e biometano”, declarou.

Transportes mais sustentáveis

A Scania está empenhada em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável e com mais tecnologia. Segundo a empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve contar com a solução a gás como intermediária, seguindo o exemplo da Europa. 

No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano, e já vendeu 750 modelos desde 2019. Os motores já são Euro 6 desde a chegada da Nova Geração ao país, em 2018. Os caminhões Scania movidos a gás possuem motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não sendo convertidos do diesel para o gás. Eles possuem garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente, oferecendo força semelhante ao diesel.

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