Surpreenda-se com uma nova proibição que atinge em cheio os idosos 60+ no Brasil, com lei da CNH em vigor
Neste ano, os motoristas idosos de todo o Brasil precisam estar atentos com as novas mudanças, pois uma nova lei em vigor promete mudar a vida dos brasileiros de vez. Dessa forma, há uma grande proibição que deve atingir em cheio a CNH de milhões.
As informações são do portal O Antagonista, que destacou a matéria especial no dia 27 de outubro deste ano. Agora, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, trouxe uma notícia urgente para a população com mais de 60 anos.
Desse modo, há uma nova legislação referente à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que entra em vigor em 2025, com diversas novidades.
Sendo assim, haverá uma série de mudanças que impactarão a renovação das carteiras de habilitação para indivíduos idosos. Dessa forma, os motoristas acima de 70 anos terão que realizar avaliações médicas e renovação do documento a cada 3 anos.
Os idosos ficam proibidos de não realizarem os exames nas datas específicas, devendo seguir corretamente os procedimentos, podendo até mesmo perderem a carteira. Ou seja, caso você tenha mais de 70 anos, deve se informar quanto antes sobre as novas regras.
Assim, os exames médicos obrigatórios incluem testes oftalmológicos e neurológicos. Dessa forma, eles terão as suas condições físicas e cognitivas testadas, assegurando que eles possuam a capacidade necessária para dirigir com segurança.
Nesse contexto, também é bastante importante saber a situação dos pontos na carteira, que são uma das grandes causas que faz os motoristas perderem o documento, podendo ser conferida de modo simples e seguro da seguinte maneira:
Quantos pontos são necessários para se perder a carteira de motorista?
Segundo as informações do mesmo site, conforme os dados do Código de Trânsito Brasileiro, se o motorista tiver acumulado 20 pontos ou mais em um período de 12 meses (1 ano) isso pode levar à suspensão da CNH.
Conclusões finais
Por fim, é essencial que os idosos sempre se mantenham informados e por dentro das novas leis e regras de trânsito. Assim, eles podem garantir a renovação do documento e a sua autonomia com a CNH.
Fonte otvfoco.com.br