A dona da rede recebeu carta da estatal que diz que o contrato de uso da marca não será renovado
A icônica marca da Petrobras, com o BR dentro de um quadrado com as cores verde e amarela, deixará de estampar os postos de combustíveis que levam o nome da companhia. A Vibra, dona da rede dos postos, recebeu ontem da estatal de petróleo uma carta na qual a empresa diz que não tem interesse em renovar o contrato de licenciamento da marca nos termo atuais, que irá até 28 de junho de 2029.
A Vibra, vale lembrar, é a antiga BR Distribuidora, empresa que antes pertencia à Petrobras e foi criada no governo militar para cuidar dos postos com a bandeira da estatal. A Petrobras foi a única dona da BR Distribuidora até 2017, no governo Temer, quando vendeu 30% das ações em uma oferta na bolsa.
No início do governo Bolsonaro, em julho de 2019, a Petrobras deixou de ter o controle da BR Distribuidora ao reduzir sua participação para 41%, em uma nova oferta. E, em junho de 2021, se desfez das últimas ações que tinha, com a empresa passando a ser 100% privada. A mudança de nome ocorreu dois meses depois.
As duas companhias contam com um contrato de uso da marca Petrobras desde junho de 2019, iniciado um mês antes de a estatal perder o controle. O acordo chegou a ser renovado em junho de 2021, justamente na época em que a estatal deixou de ser acionista.
A rede de postos conta hoje com 8.383 unidades, segundo balanço da Vibra para o terceiro trimestre. No relatório que acompanha o balanço, a companhia disse, no trecho sobre os postos, que continuava com “foco em renovações contratuais e na atratividade da bandeira Petrobras.”
Segundo a Vibra, porém, o encerramento do contrato em 2029 não muda a estratégia da companhia em relação aos revendedores e clientes, e ressaltou que essa possibilidade já fazia parte dos planos de médio e longo prazo, dado que o contrato prevê que as partes podem comunicar o interesse de não renovar até 24 meses antes do fim da vigência.
Fonte Pipeline