Em apenas 3 passos os motoristas podem dar adeus para o pagamento das multas e pontos na CNH e você precisa saber como. Essa é uma grande notícia, mas para isso precisam seguir alguns critérios
Todos os motoristas estão ligados a todos os momentos para não cometer nenhuma infração no trânsito e acabar tomando uma multa. Porém, por vezes acaba sendo inevitável e você precisa saber uma possibilidade de dar adeus ao pagamento e os pontos da CNH, em apenas 3 passos.
Quem está com frequência nas ruas com o carro está sujeito a receber multas, que muitas vezes estragam os planos financeiros das pessoas. Isso porque, de acordo com a gravidade, chega a ser mais de R$1 mil, além de correr o risco de perder a carteira ou até mesmo o veículo.
De acordo com o portal ‘Jornal do Carro’, em alguns casos as penas com infração leve ou média podem se converter em uma advertência por escrito. Assim, além de não se preocupar com o pagamento da multa, também não vai ter a pontuação somada na CNH, dependendo do caso.
Ainda segundo o site, essa situação ocorre quando a irregularidade não é reincidente, ou seja, para conseguir reverter para apenas uma advertência o motorista não pode ter outra infração nos últimos 12 meses. Isto está previsto no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o Detran-SP, essa conversão será de maneira automática em breve, porém, por conta de questões sistêmicas ainda não ocorre automaticamente. “Embora prevista na Lei, a conversão da penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média ainda não ocorre de maneira automática por questões sistêmicas junto à base de dados nacional. Até que isso ocorra, a penalidade exige solicitação do interessado”, destacou o Detran.
Confira os 3 passos para solicitar a conversão da multa
O primeiro passo é se dirigir até uma unidade do Detran, acessar o site ou ir até uma agência dos Correios, da maneira que preferir, para solicitar o formulário para converter a infração. Em seguida, apresente a cópia do documento da CNH e a notificação da multa.
Por fim, após analisarem o caso e aceitarem a troca, o motorista receberá uma advertência por escrito, além disso, esta solicitação é isenta de taxas. Isto em casos de motoristas bem avaliados, não consta nem mesmo a pontuação na carteira.
Quais requisitos para solicitar a advertência?
A aplicação da multa deve ter sido pelo Detran de São Paulo, é válida somente para infrações de trânsito leve ou média. A CNH deve estar regular e o condutor não ter cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
Fonte otvfoco