Um deles corre todos os dias 40 minutos e faz flexões e agachamentos.
Você provavelmente sabe que o Japão está com uma baixa taxa de natalidade e que o governo do país busca alternativas para que os jovens formem casais, visto o alto número de idosos. No entanto, é importante ressaltar que boa parte dessas pessoas mais velhas são na verdade centenárias.
Em 2018, o Japão já tinha mais de 70 mil pessoas que chegaram aos 100 anos de idade ou até mesmo ultrapassaram essa marca. Atualmente já são mais de 95 mil, de acordo com o Ministério da Saúde. Será que existe um segredo para a longevidade? Existem alguns caminhos, mas você provavelmente não vai gostar.
O alto número de centenários
De acordo com o Japan Times, os centenários estão distribuídos entre as 47 províncias do país, mas a maioria se concentra em Shimane, totalizando 159,94 idosos com mais de 100 anos de idade.
Em seguida, com 154,20, vem Kochi e Kagoshima, com 130,73. Por outro lado, a menor taxa foi registrada em Saitama, com 45,81, seguida por Aichi, com 48,80, e Chiba, com 52,60.
A pessoa mais velha dentre todos do país é uma mulher chamada Tomiko Itooka, com 116 anos. O homem mais velho do Japão é Kiyotaka Mizuno, com 110 anos. Além disso, existem outros destaques, como Yoshimitsu Miyauchi, que recebeu uma matéria no Times, pois corre 40 minutos todos os dias e faz flexões e alongamentos.
O segredo para viver mais de 100 anos
Primeiro segredo
Os números de centenários no Japão não passam de forma alguma despercebidos pela ciência. Um estudo publicado no The Lancet ofereceu a primeira chave. Como você já deve imaginar, a primeira diferença entre eles é viver longe do estilo de vida moderno. A vida em áreas rurais é significativamente mais longa do que em regiões metropolitanas. Em pequenas comunidades a taxa tende a ser ainda mais alta.
Segundo segredo
O segundo segredo não é tão bonito. Se chama Meiwaku. Um termo do país que, nesse sentido, é utilizado para se referir ao medo que os idosos têm de se tornarem um fardo para a família. O fato de eles serem cuidados, requererem atenção, não trabalharem, muitas vezes é motivo de vergonha.
Por conta desse medo, 70% das pessoas entre 60 e 69 anos e 50% das pessoas com mais de 70 anos trabalham ou participam de atividades voluntárias, exercícios físicos ou hobbies sociais. Assim conseguem se manter em forma e independentes.
Terceiro segredo
Como você já deve imaginar, a alimentação também é um motivo. Isso é tão importante que um estudo realizado em 2017 concluiu que a alimentação era capaz de reduzir em até 15% a taxa de mortalidade da população. Quem consumia com mais frequência vegetais, frutas e peixe fresco tinham maior probabilidade de viver mais.
Quarto segredo
Miyauchi compartilhou pessoalmente em sua reportagem do Times o último segredo. Ele afirma que é preciso um desejo genuíno e verdadeiro de querer continuar aqui na Terra. Se a pessoa não conseguir fazer isso, ao menos deve viver sem angústias da velhice.
Fonte IGN Brasil