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Indústria de frete digital da China demonstra prospectos promissores

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Tianjin, 20 abr (Xinhua) — Em uma plataforma de frete digital online, um motorista de caminhão pode encontrar ordens de frete adequadas em questão de minutos, permitindo que seu caminhão siga para o próximo destino sem estar vazio.

“Essa plataforma é como um aplicativo de táxi, porém para frete”, disse Chai Shuman, um oficial da empresa de ferro e aço Rockcheck Group. A plataforma utiliza machine learning, automação e outros serviços de software para conectar remetentes e transportadoras.

O negócio da plataforma abrange 30 províncias, regiões e cidades. Sua função de “despacho inteligente” significa que as transportadoras podem evitar dirigir entre locais com cargas vazias, acrescentou Chai. A capacidade de combinar qualquer caminhão a qualquer remessa cria uma rede mais eficiente com custos de transação de mercado mais baixos.

Foto mostra caminhões aguardando por remessas no lado de fora de um centro de logística no distrito de Fengtai, em Beijing, capital da China, em 9 de junho de 2022. (Xinhua/Li Xin)

Desde que a plataforma de frete digital foi desenvolvida pela Rockcheck em 2018, já foi visto o registro de 172.000 veículos e um volume acumulado de envio de mais de 82 milhões de toneladas.

O desenvolvimento da plataforma reflete o rápido desenvolvimento da indústria de frete digital na China sob a maré da informatização.

Em 2022, o tamanho do mercado de frete rodoviário da China foi de cerca de 5 trilhões de yuans (cerca de US$ 725 bilhões), dos quais o tamanho total do mercado de transporte de frete digital é de cerca de 700 bilhões de yuans. A China contava com 2.537 empresas de frete em rede (incluindo filiais) até o final de 2022. De acordo com um relatório sobre o desenvolvimento do frete digital na China, um total de 94,01 milhões de romaneios de carga foram registrados ao longo do ano, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

“Nos últimos anos, a escala de mercado das plataformas de frete digital cresceu rapidamente com os seus benefícios econômicos e sociais sendo percebidos. O seu modelo de negócio também tem se diferenciado gradualmente”, disse Zhou Zhicheng, um oficial da Federação Chinesa de Logística e Compras.

Uma empresa líder na indústria de logística, a Full Truck Alliance, tem aproveitado ao máximo as suas vantagens em “plataformização”, digitalização e rede para reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a capacidade de transporte com os dados de big data de transporte de carga.

“O transporte de frete digital apresenta vantagens proeminentes”, disse Kong Qingfeng, um oficial da Full Truck Alliance. Ele pode realizar o processo de liquidação de frete e assinatura de contrato online e também reduzir a distância entre empresas e motoristas.

O relatório mostra que as plataformas de frete online podem aumentar a eficiência de utilização do veículo em cerca de 50%, aumentar a renda mensal dos motoristas em 30 a 40% e reduzir os custos de transação em 6 a 8% em comparação com o modo de frete tradicional. “O tempo para os motoristas receberem romaneios de carga reduziu de três ou quatro dias para algumas horas ou até mesmo minutos”, disse Kong.

As emissões de carbono do transporte rodoviário na China representam mais de 80% das emissões de todo o setor de transporte, das quais as emissões de carbono do transporte de carga representam mais de 60%. A redução da taxa de carga vazia desempenha um papel fundamental na economia de energia e na redução das emissões de carbono, de acordo com o relatório.

Muitos especialistas afirmam que o transporte de frete digital tem um futuro promissor e continuará a liberar novos motores de crescimento para impulsionar a economia real da China.

A China poderá contar com a construção de zonas de clusters da indústria de frete digital e zonas de demonstração de inovação institucional para promover a transformação digital da indústria de frete de forma mais profunda e ampla, e consequentemente impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade da economia real, disse He Dengcai, um oficial da Federação Chinesa de Logística e Compras. Fim

Fonte Monitor Mercantil

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