Na Argentina, todos os donos de veículos precisam realizar anualmente a Verificación Técnica Vehicular (Verificação Técnica Veicular ou VTV). Nessa verificação, técnicos analisam o funcionamento do veículo para descobrir se alguma peça precisa ser modificada para o veículo não correr risco de provocar acidentes por algum erro técnico.
Esse procedimento precisa ser realizado uma vez por ano e o não cumprimento pode resultar em multa para o condutor. E, para poder realizar a verificação, o veículo e o condutor precisam se encaixar em uma série de critérios, como estar com a licença e o seguro em dia, ter o título de propriedade do veículo, entre outros.
Mas temos um grupo que é exceção à regra. De acordo com o site argentino Cronista, os seguintes veículos não precisam passar pela VTV:
- Veículos 0 km até aos três anos de idade depois do seu registro ou antes de terem percorrido 60 mil km;
- Motocicletas de 0 km antes do primeiro ano de idade.
Quem pode não pagar pela verificação
As verificações custam $ 63.453,61 para carros e $ 23.858,78 para motos, mas algumas pessoas conseguem isenção no pagamento da VTV:
- Aposentados, pensionistas ou maiores de 65 (sessenta e cinco) anos em todos os casos cuja renda regular não exceda o benefício mínimo de aposentadoria e possua um veículo cujo valor não exceda o mínimo indicado para o pagamento do imposto sobre o estabelecimento de veículos na Cidade de Buenos Aires;
- Pessoas com deficiência com veículos com ou sem adaptações especiais;
- Pessoas com deficiência que não sejam proprietárias do veículo, aplicável aos pais, tutores, descendentes, cônjuges, coabitantes.
Fonte https://diariodocomercio.com.br/