A mina Brönnöy Kalk em Velfjord, na Noruega, tem vários caminhões Volvo operando, com uma diferença crucial para qualquer outra mina do mundo. Os caminhões são autônomos, e agora a Volvo anuncia que a tecnologia teve um grande avanço.
De acordo com a Volvo Autonomous Solutions (VAS), os motoristas de segurança, que permaneciam na cabine para o caso de uma emergência, foram removidos, e os caminhões podem trabalhar 24 horas por dia sem intervenção humana.
A solução de transporte autônomo desenvolvida para a mina consiste em sete caminhões Volvo FH totalmente autônomos e um sistema de tecnologia desenvolvido pela Volvo.
Operando em condições desafiadoras que incluem inclinações acentuadas, condições climáticas extremas e longos trechos de túneis escuros, os caminhões transportam calcário da mina até o britador.
“Uma visão de longa data é agora uma realidade. Remover o condutor de segurança numa operação de transporte comercial ativa em algumas das condições mais desafiadoras do mundo é um grande salto para essa tecnologia. Com este marco estamos destacando a liderança da VAS na condução autônoma e preparando o caminho para um futuro mais seguro e eficiente para as indústrias de mineiração e pedreiras”, disse Nils Jaeger, Presidente da Volvo Autonomous Solutions.
Para funcionar na mina, os caminhões conversam, por meio de tecnologia, com os operadores das carregadeiras, que dizem aos caminhões a hora e o local corretos para o carregamento.
Depois de carregados, os caminhões seguem viagem até o britador, onde realizam a manobra para estacionar e descarregar o material transportado na estrutura.
A tecnologia utilizada está em constante evolução desde 2018, quando o projeto começou.
Fonte – Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro