logo-soberano

FALA SERIO 48 – SEM SOBERANIA NÃO EXISTE NAÇÃO

“Os brasileiros não sabem que são apenas colonos” 

Somos um país, mas não somos uma nação. Temos uma população, mas não temos um povo.

O site Soberano Brasil(soberanobrasil.com.br), apresenta em sua logo marca a frase “Sem soberania não existe nação”. É uma verdade. Mas quanto custa obter esta soberania no mundo atual ?

O Brasil sempre foi um país pacífico. Tivemos muito poucos conflitos internos e externos. Todos de pouca duração.

Decisões que em muitos países só foram tomadas depois de embates sanguinários, no Brasil ocorreram depois[A1]  de acordos e barganhas : independência de Portugal, abolição da escravatura , proclamação da república etc.

Olhem por exemplo a história do Reino Unido da Grã -Bretanha. Quantos conflitos internos e externos na sua criação. E depois quantas guerras : Napoleão, libertação americana e todas outras colônias, 1ª guerra mundial, 2ª guerra mundial. Quantos britânicos foram sacrificados nestes combates ?

Fica difícil listar todos os conflitos ocorridos na humanidade, com os diversos impérios. Nós brasileiros sabemos pelo estudo das histórias e nos filmes assistidos. Mas nunca sentimos na pele tais acontecimentos.

Aos vencedores sempre coube a posse dos bens e a escravidão dos vencidos.

Mas vamos falar um pouco mais só sobre a última grande guerra, que durou de 1937 a 1945. Chamada 2ª Grande Guerra.

Sabemos que morreram mais de 20 milhões de russos soviéticos. E quantos ingleses morreram ? Quantos americanos, alemães, italianos, japoneses, canadenses, australianos etc. foram sacrificados ?

O Brasil participou com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) composta de 3000 homens, dos quais 450 tombaram em combate.

Após a 2ª Grande Guerra o mundo foi dividido. De um lado os americanos de outro os soviéticos. Iniciou-se a chamada “guerra fria”. Os grandes vencedores exigiam os louros da vitória.

O Brasil, provavelmente por questões geográficas, ficou na parte dominada pelos americanos.

Israel foi criada e o dólar americano estabelecido como moeda de  troca internacioanl. Os EUA acumularam muita riqueza.

Muitas batalhas foram travadas entre as partes : Coreia, Vietnã, Iraque, Libia, Afganistão, Ucrania etc.

No início dos anos 80 do século passado, Ronald Reagan, pelos Estados Unidos e Magareth Thacher, pela Grã-Bretanha, lançaram a chamada “globalização”. Necessária para manter o crescimento do capital excedente acumulado pelos EUA, que precisava se expandir pelo mundo.

O Brasil foi capturado por este capital apátrida. A partir daí começou a desindustrialização brasileira e o crescimento asiático.

O capital apátrida tomou conta de grande parte do mundo, onde passou a ditar as regras, como esclarece artigo “13 pontos para embasar qualquer análise de conjuntura”, publicado no Le Monde por Maurício Abdalla, professor de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo :  https://soberanobrasil.com.br/fala-serio-41-verdade-que-doi-3/  . Muito importante e rápida leitura

Harriet Tubman ( 1822-1913 ) negra cuja foto é estampada na nota de 20 dólares americanos, foi abolicionista tendo libertado mais de 700 escravos, afirmava : “Poderia ter libertado mais de 1500, mas eles não sabiam que eram escravos” 

Inebriados pelo futebol o carnaval e a cultura, bem como pelas belezas naturais do país : OS BRASILEIROS NÃO SABEM QUE NOSSO PAIS DE FATO, E NA VISÃO DO MUNDO DESENVOLVIDO, NÃO PASSA DE MAIS UMA COLONIA.     

Cláudio da Costa Oliveira

Economista da Petrobrás aposentado   

Endereço

BRASIL

Fale conosco

© Copyright 2022 Soberano Brasil. Todos os direitos reservados.