Fala Sério 173, Hidrelétricas: a energia mais barata?

nova

Escrito por Cláudio da Costa Oliveira com IA em junho de 2026

Quando pensamos em geração de eletricidade, poucas fontes apresentam tantas vantagens quanto as hidrelétricas.

A água é gratuita.

Não existe gasto permanente com combustível.

A vida útil das usinas pode superar meio século.

Depois de amortizados os investimentos iniciais, o custo de geração torna-se extremamente reduzido.

Talvez por isso países como Brasil, Canadá, Noruega e China tenham investido pesadamente nesse tipo de energia.

Entretanto, existe uma diferença importante entre custo e preço.

O custo de produzir eletricidade pode ser baixo.

Mas o preço pago pelo consumidor frequentemente incorpora impostos, encargos, subsídios, transmissão e distribuição.

Recentemente, o presidente da Cemig resumiu essa realidade em uma frase que merece reflexão:

“O custo da energia é barato. O preço da conta é alto.”

Essa observação também pode ser aplicada aos combustíveis.

Uma coisa é o custo de produção.

Outra, muito diferente, é o preço pago pelo consumidor.

Essa diferença influencia diretamente a competitividade de uma economia. 

Isto faz, por exemplo, com que a energia breasileira, que deveria ser uma das mais baratas do mundo, se torne uma das mais carras. Prejudicando o cresimento econômico do país.

Críticas, sugestões, opiniões: soberanobrasiles@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram