O estudo teve como objetivo testar intervenções que promovessem maior expectativa de vida; veja
Envelhecer é um processo natural da vida. Porém, alguns hábitos podem ajudar a retardar o envelhecimento em alguns meses. Entre eles, estão ingerir vitamina D e ômega 3, além de praticar atividade física ao menos três vezes por semana, afirma um estudo suíço.
ntenda o estudo
- Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, avaliaram 777 homens e mulheres com mais de 70 anos.
- Eles testaram oito combinações de tratamento, tanto individualmente quanto em conjunto, ao longo de três anos.
- A combinação de ômega 3, vitamina D e treinamento de força se mostrou mais eficaz em retardar o processo de envelhecimento, de acordo com os quatro relógios epigenéticos utilizados.
- Além disso, os indivíduos que consumiram mais ômega 3 tiveram o envelhecimento biológico desacelerado em até quatro meses.
Os pesquisadores utilizam relógios epigenéticos para medir o envelhecimento biológico. Esses instrumentos registram as alterações químicas nas moléculas de DNA, conhecidas como metilação, e quantificam a diferença entre o envelhecimento biológico e o cronológico de um indivíduo.

O estudo, com nome de DO-HEALTH, foi conduzido por Heike Bischoff-Ferrari e Steve Horvath. O objetivo era testar intervenções que promovessem maior expectativa de vida e que pudessem ser implementadas de forma fácil e segura por pessoas idosas.
“Este resultado amplia nossas descobertas anteriores do estudo DO-HEALTH, no qual esses três fatores combinados tiveram o maior impacto na redução do risco de câncer e na prevenção da fragilidade precoce ao longo de três anos, além de retardar o processo de envelhecimento biológico”, afirmou Heike à revista Nature.
A dose diária de 1 grama de ômega 3 apresentou eficácia, mas os benefícios aumentaram com a adição de uma dose de 2.000UI de vitamina D e 30 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana.
Fonte https://www.metropoles.com/