O produto, inédito no Brasil, é apontado pela companhia como solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte pesado. Sua efetividade foi apresentada na COP30
A Be8, empresa brasileira referência em biocombustíveis, e a Mercedes-Benz do Brasil apresentaram, durante a 30ª Conferência das Partes, em Belém (PA), os resultados da Rota Sustentável COP30 — uma iniciativa em parceria com o governo do Brasil que percorreu mais de quatro mil quilômetros de estradas pelo país com caminhões Euro 6, movidos exclusivamente pelo Be8 BeVant, biocombustível renovável desenvolvido pela Be8.
Os resultados demonstraram que o combustível é capaz de substituir integralmente o diesel fóssil sem necessidade de qualquer adaptação técnica ou investimento adicional nos veículos, mantendo o mesmo desempenho, confiabilidade e potência. Segundo dados preliminares do Instituto Mauá de Tecnologia, a operação registrou redução de até 99% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação ao diesel mineral e cerca de 65% de redução no ciclo de produção do combustível até o seu uso final no veículo, consolidando o produto como uma solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte pesado.
Segundo o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, o resultado comprova que a transição energética pode ocorrer agora, com tecnologias já disponíveis e economicamente viáveis. “O BeVant mostra que o Brasil tem capacidade de liderar a descarbonização global de forma sustentável, valorizando sua matriz limpa e o agronegócio responsável que produz nossa matéria-prima”.
Já o vice-presidente de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, ressaltou o alinhamento da indústria automotiva às metas ambientais. “Essa parceria reforça nosso compromisso com soluções que unem inovação, eficiência e sustentabilidade, preparando o transporte para um futuro neutro em carbono”.
O head de Relações Governamentais da Be8, Luiz Carlos Saraiva, destaca ainda que a iniciativa da empresa é inédita no Brasil. “O diesel verde (HVO) também pode substituir integralmente o diesel fóssil, mas ainda não é produzido no país e tem custo muito mais alto, enquanto o BeVant é nacional, acessível e já está pronto para uso”.
Durante a COP30, um caminhão Actros Evolution abastecido com Be8 BeVant está em exibição na Zona Verde, simbolizando o avanço do Brasil rumo à mobilidade de baixo carbono e consolidando a parceria entre Be8 e Mercedes-Benz como um marco na nova economia verde brasileira.
O Brasil é atualmente o segundo maior de biocombustíveis do mundo. Em outubro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a vocação brasileira em liderar a transição energética pelo exemplo e reafirmou a qualidade dos biocombustíveis nacionais, em encontro com representantes das duas empresas.
FONTE https://cop30.br/