Eclipse raríssimo que fará dia virar noite por 6 minutos só voltará a acontecer daqui a 87 anos

00000001-2

Eclipse solar total mais longo do século 21 terá duração máxima de 6 minutos e 23 segundos; veja locais e como observar com segurança

Eclipse solar total mais longo do século 21 acontecerá em 2027 – Foto: Canva/ND

evento fará o dia ficar escuro em pleno meio-dia, com duração máxima de 6 minutos e 23 segundos de completa escuridão, fenômeno que só voltará a acontecer novamente em 2114.

O eclipse solar total mais longo do século 21

O eclipse ocorrerá graças a uma combinação de fatores orbitais, esse fenômeno terá a maior duração sob terra firme desde 1991.

A sombra da Lua percorrerá mais de 15 mil quilômetros, passando pelo Atlântico, Mediterrâneo, Oriente Médio e leste da África, até desaparecer no Oceano Índico.

Onde será possível ver o eclipse solar de 2027

Eclipse solar total mais longo do século 21 percorrerá cerca de 15 mil quilômetros – Foto: Canva/ND

Confira os principais locais de observação:

  • Espanha (Cádiz e Málaga): cerca de 4 minutos de escuridão;
  • Marrocos (Tânger e Tetuão): aproximadamente 4 minutos;
  • Líbia e Benghazi: cerca de 5 minutos;
  • Egito (40 km de Luxor, no deserto): ponto máximo, com 6 minutos e 23 segundos de eclipse total;
  • Arábia Saudita, Iêmen e Somália: também na rota do fenômeno.

O ponto máximo será registrado no deserto egípcio, a 40 km de Luxor, no Egito, onde o Sol ficará completamente encoberto por 6 minutos e 23 segundos.

Após atravessar o Egito, a sombra seguirá pela Arábia Saudita, Iêmen e Somália, até se dissipar sobre o Índico. Uma versão parcial do eclipse solar total poderá ser visto em boa parte da Europa, norte e leste da África e oeste da Ásia.

Infelizmente, no Brasil, o fenômeno não será visível.

Por que o eclipse será tão duradouro?

O eclipse solar total mais longo do século 21 terá mais de 6 minutos de duração – Foto: Aubrey Gemignani/Nasa/ND

O fenômeno vem sendo citado como o eclipse solar total mais longo do século 21, e isso ocorre devido a três fatores combinados:

  • Lua no perigeu: estará mais próxima da Terra, projetando uma sombra maior;
  • Terra no afélio: será o ponto em que nosso planeta estará mais distante do Sol, fazendo o astro parecer menor no céu;
  • Trajetória da sombra próxima ao equador: o que faz o deslocamento ser mais lento.

Essa conjunção astronômica quase perfeita garantirá o eclipse solar mais longo do século, tornando-o um marco histórico para a astronomia.

O que é um eclipse solar total?

De acordo com o Observatório Nacional, um eclipse total ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar e causando uma sombra sobre a superfície da Terra.

Durante o eclipse, o céu fica completamente escuro como se fosse o amanhecer ou o anoitecer, e a coroa solar, uma região brilhante ao redor do Sol, fica visível.

Como ver o eclipse solar com segurança?

Observar um eclipse solar total raro é o sonho de muitos, mas tem seus perigos. Apesar disso, segundo a Nasa, esse momento pode ser seguro e inspirador.

De acordo com a agência espacial, durante o fenômeno, você nunca deve olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular adequada, como óculos de visão solar (conhecidos como óculos de eclipse).

O uso de óculos de eclipse são de grande importância para visualizar um eclipse solar total, segundo a Nasa – Foto: Mamta Patel Nagaraja/Nasa/ND

Vale destacar que esses óculos não são os mesmos que os óculos de sol comuns (eles não são seguros para ver o Sol durante um eclipse e podem prejudicar a sua visão).

Durante um eclipse solar total, é recomendado o uso dos óculos de eclipse para ver o Sol diretamente durante a fase de eclipse parcial. Ele só pode ser retirado durante o curto período em que a Lua obscurece completamente o Sol, conhecido como período de totalidade.

Caso você não tenha um óculos de eclipse, poderá usar um método de visualização indireta, como um projetor pinhole, que projeta uma imagem do Sol em uma superfície próxima.

Quando será o eclipse solar mais longo da história?

O maior eclipse solar total da história, em termos de duração da totalidade, está previsto para ocorrer em 16 de julho de 2186, com duração de 7 minutos e 29 segundos. Ele será visível em áreas do norte da América do Sul, incluindo Colômbia, Venezuela e Guiana.

Apesar de distante, este evento já está sendo estudado pela Nasa e por outros observatórios ao redor do mundo

Fonte ND Mais – Portal de Notícias de Santa Catarina e do Brasil

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram