Escrito por Cláudio da Costa Oliveira – 1º de fevereiro 2022
A Associação Brasileira de importadores de Combústiveis Abicom, que de brasileira não tem nada, através de seu presidente executivo Sergio Araújo já protesta e diz que os preços da Petrobrás estão defasados. Com base em dados de 27 de janeiro, Araujo reivindica um aumento de 9% no diesel e 8% na gasolina.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/02/01/preco-gasolina-aumento-petroleo-2022.htm
O site Soberano Brasil (www.soberanobrasil.com.br) passou a publicar recentemente o “sinalizador soberano” que mostra a que distância os preços da Petrobrás estão em relação aos internacionais, como vemos a seguir
Notem que no dia 27 de janeiro o “sinalizador soberano” mostra que o preço da gasolina estava abaixo do internacional em apenas 1,67 % e do diesel em 1%. Com uma diferença tão pequena a Abicom já encontrou justificativa para protesto.
Mas vejam que os números evoluíram e ontem, 31 de janeiro, o preço da gasolina já estava 0,4 % e do diesel 1,5% acima do internacional. Então já estava na hora dos consumidores brasileiros iniciarem um protesto pela diminuição de preços. Mas quem defende os brasileiros ? Acompanhe o “sinalizador soberano”