Moradias em Americana são destinadas a pessoas com mais de 60 anos que moram em condições precárias e vivem afastadas das famílias. Programa é estadual e teve investimento de R$ 4,5 milhões. Veja os critérios para conseguir a vaga.
Americana (SP) entregou, nesta terça-feira (17), uma vila de casas para abrigar idosos em situação de vulnerabilidade social. O condomínio fica no bairro Jaguari, em uma área de 8,7 mil metros quadrados e capacidade para atender até 56 pessoas. Confira abaixo como funciona o espaço e o que precisa para conseguir uma das moradias.
A vila é destinada a pessoas com mais de 60 anos que moram em condições precárias e vivem afastadas das famílias. O programa é estadual e teve investimento de R$ 4,5 milhões. Os beneficiados não vão pagar contas como aluguel, energia elétrica e água. Os mobiliários foram todos comprados com verba do governo do estado.
A gestão do espaço, assim como a área cedida, são de responsabilidade da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. De acordo com o governo estadual, na região de Campinas, há previsão de ampliação do programa, que tem o nome de “Vida Longa”, em Mogi Guaçu (SP), Jaguariúna (SP), Socorro (SP) e Itapira (SP).
🏡 O que tem na vila e nas casas?
- Área de 8,7 mil m²
- 28 casas de 28 m²
- Capacidade para até 56 idosos (pode receber casais)
- Quiosque
- Salão de festas
- Horta
- Cozinha
- Sala de estar
- Dormitórios conjugados
- Banheiro
- Área de serviço
- Itens de segurança e acessibilidade (barras de apoio, portas e corredores largos, alarmes de emergência, piso antiderrapante).
O que precisa para conseguir a moradia?
Os idosos serão avaliados a partir do acompanhamento realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Americana. Os interessados em conseguir uma vaga devem procurar o órgão e atender a critérios como:
- Morar na cidade há dois anos;
- Renda de até dois salários mínimos
- Autonomia para fazer tarefas diárias
Apesar da inauguração, os idosos vão começar a morar efetivamente no local em janeiro. A Prefeitura de Americana não informou quantos idosos são atendidas no Cras.
Veja fotos
Fonte G1