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Caminhão Sisu com motor de locomotiva e carga de 180 toneladas

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Quando falamos de caminhões fabricados no norte da Europa, os primeiros que vêm na cabeça são Scania e Volvo, da Suécia. Mas tem uma outra montadora importante nessa região também, a Sisu, uma marca da Finlândia conhecida há anos por construir veículos duráveis, projetados para trabalhos pesados. Embora a Sisu permaneça na sombra em relação aos concorrentes, principalmente devido à produção em pequena escala, ela criou o maior caminhão da história da Escandinávia.

Sisu K-50SS

Essa história começa no final dos anos de 1950, quando usinas de energia começaram a ser construídas no norte da Finlândia. Um dos maiores problemas para construir essas instalações era a falta de caminhões capazes de transportar cargas pesadas e de grandes dimensões. Foi então que a empresa SAT (Suomen Autoteollisuus), responsável pela produção dos veículos Sisu, decidiu projetar um novo caminhão com lastro para realizar esse tipo de tarefa.

O conceito inicial com dois caminhões e mil toneladas

Em 1961 nasceu o Sisu K-50SS, uma construção única. Primeiramente por conta do chassi enorme, quase idêntico ao de vagões ferroviários. Mas não era só nisso que ele era semelhante aos trens. O K-50SS utilizava o motor Rolls-Royce C6TFL turbo com 6 cilindros de 12 litros, que gerava 300 cv e 110 kgfm, projetado para locomotivas. Quanto aos outros aspectos mecânicos, o Sisu K-50SS tinha um multiplicador de torque BF 11500Ms230, também da britânica Rolls-Royce, uma caixa de 3 velocidades construída pela Foden (também britânica), eixos de tração Kirkstall e uma caixa de transferência VG -800-4V1 da alemã ZF. Todo o conjunto mecânico tracionava as seis rodas e embora a velocidade máxima fosse 55 km/h, na realidade não ultrapassava 10 km/h durante as operações. Embora o K-50SS tenha sido construído com motor dianteiro, sua cabine era bastante larga e espaçosa. Além disso, algumas fontes mencionam que estava equipado com até duas camas e até uma pequena cozinha.

Transporte de uma escavadeira de 180 toneladas

As dimensões desse caminhão eram impressionantes. Ele tinha 9,7 metros de comprimento, 3,2 metros de largura, 3,57 metros de altura e seu peso total chegava a 19,3 toneladas. Assim, se tornou o maior caminhão trator construído nos países nórdicos. Na verdade, existiram veículos ainda maiores, mas que não podiam circular em vias públicas como o Sisu. Também vale a pena mencionar a capacidade de transporte. O caminhão em si tinha um PBT de 52 toneladas, o que significava que poderia levar quase 33 toneladas de lastro. O plano inicial era construir duas unidades do K-50SS, que seriam usadas em um conjunto para transportar até 1.000 toneladas de transformadores. Porém, apenas um foi construído, que ainda foi usada em outros trabalhos, como no transporte das escavadeiras americanas Bucyrus-Erie 88-B, que pesam 180 toneladas.

Apesar de não encontrar muitas referências sobre ele, pode-se concluir que o único K-50SS foi usado em operação normal até 1988, quando foi trancado em uma garagem da usina de Pirttikoski. Felizmente, depois de algum tempo o exemplar foi restaurado, evitando que fosse esquecido e hoje pode ser visitado no Museu do Automóvel de Oulu, na Finlândia.

O Sisu K-50SS no Oulu Automuseum
Um modelo atual da Sisu, modelo Polar Hybrid ano 2020

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