A empresa do magnata vem trabalhando há anos em um reator nuclear inovador.
A empresa TerraPower está com um ambicioso projeto em andamento: um reator nuclear de sódio, que promete energia limpa, segura e barata à população. O chefe desta empresa não é ninguém menos que Bill Gates, mais conhecido como co-fundador da Microsoft.
O magnata trabalha há décadas neste projeto e acredita que será a energia do futuro. O projeto em questão se chama Natrium e é um reator que utiliza um núcleo de sal de fluoreto de sódio. Dessa forma, a usina nuclear seria baseada em sais, o que lhe permite operar em temperaturas mais elevadas que as usinas nucleares convencionais.
Natrium: a energia nuclear à base de sódio
Quanto ao seu funcionamento, em vez de usar água para controlar uma reação nuclear, utiliza-se sódio líquido. Este elemento é capaz de absorver até oito vezes mais calor que a água. Além disso, é um elemento muito comum na Terra. A crosta terrestre contém 2,6% de sódio, o que o torna o 4º elemento mais abundante do planeta e o metal alcalino mais comum.
Embora o urânio ainda seja necessário para completar o processo de reação nuclear, o fato de a energia limpa depender de um elemento tão comum como o sódio significa que o projeto pode ser realizado em muitas partes do mundo.
Uma das grandes vantagens do Natrium é que a energia pode ser armazenada. O projeto conta com um sistema de armazenamento de energia à base de sais fundidos. Segundo a TerraPower, sua primeira usina terá cerca de 345 MW, oferecendo capacidade de até 500 MW por mais de cinco horas e meia nos casos em que for necessário. Esses números são suficientes para abastecer cerca de 400 mil residências.
O primeiro reator nuclear da TerraPower será construído em Wyoming, nos Estados Unidos. O próprio Bill Gates visitou Kemmerer, cidade do estado de Wyoming, onde a produção da primeira fábrica começará a funcionar em 2030. A empresa também está trabalhando em conjunto com a PacifiCorp e com a GE-Hitachi para desenvolver até cinco reatores Natrium até 2035.
Para Bill Gates, essa é “a energia nuclear mais avançada do mundo”, como afirma no GatesNotes. Ele salienta que o Natrium é capaz de resolver os problemas de custo e segurança dos reatores nucleares convencionais. Embora ainda seja um método de energia nuclear, Gates espera que este projeto seja suficientemente atraente para convencer aqueles que não veem a energia nuclear de forma muito favorável.
FONTE
IGN BRASIL