logo-soberano

Aposentados do INSS: empréstimo consignado e taxas de juros

00000001-3

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são apresentados a uma nova realidade no universo dos empréstimos consignados. Com a recente redução no teto dos juros, fixado agora em até 1,84% ao mês, o caminho para aquisição de crédito parece ter se tornando mais acessível.

Além disso, os juros para cartão de crédito consignado e de benefício tiveram uma diminuição de 2,83% para 2,73% ao mês, conforme decidido pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em 11 de outubro. Estes novos valores expressam a atenção do CNPS à economia atual e ao bem-estar de seus beneficiários. Mas como saber qual taxa de juros é a melhor escolha para você?

Como escolher a taxa de juros mais adequada para empréstimo do INSS?

De acordo com o Ministério da Previdência, até outubro de 2023, 6.796.060 pessoas contrataram empréstimo consignado, com valor médio de R$ 4.940,48 – um número menor do que o do ano anterior, que registrou 7.782.910 pessoas, com valor médio de crédito de R$ 6.241,52. Para se orientar sobre as taxas de juros e a melhor opção para seu orçamento, os beneficiários do INSS podem acessar a plataforma Meu INSS, onde encontram todas as orientações necessárias.

Segurados podem pagar como?

Aposentados, pensionistas do INSS e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm a opção de pagar o empréstimo consignado em até 84 meses. Apesar da facilidade de um prazo mais longo resultar em parcelas menores, é importante lembrar que as taxas de juros e o custo efetivo total do empréstimo podem variar. Portanto, a atenção a essas variações é fundamental para não comprometer a renda com um valor além do necessário.

É seguro fazer empréstimo consignado do INSS?

No que diz respeito à segurança na aquisição de um empréstimo consignado, o Ministério da Previdência recomenda que os interessados não aceitem a primeira oferta que lhes é apresentada. É sempre importante pesquisar e comparar propostas antes de tomar uma decisão. Outro ponto a ser destacado é que nenhuma instituição financeira pode contratar crédito consignado por telefone. A formalização deve acontecer sempre por meio de um contrato escrito com a assinatura do consumidor.

O Ministério da Previdência ainda alerta que o consumidor não precisa pagar nenhum valor antecipado para fazer simulações ou garantir a contratação de um empréstimo consignado. Cobranças antecipadas são proibidas e devem ser denunciadas ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) responsável.

Fonte BM&C NEWS

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram