Fenae, Contraf e Anapar produzem material informativo sobre os pontos problemáticos da proposta da Caixa e Funcef e apontam alternativas sem retirar direitos dos participantes
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar) prepararam um material sobre a proposta da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e Caixa para a redução do equacionamento.
Neste material, as entidades explicam os problemas da proposta, especialmente pela ausência dos participantes nas discussões e na elaboração das medidas. Também criticam a desproporcionalidade da contrapartida da Caixa, que apenas antecipará sua parte no equacionamento.
O material também alerta para pontos problemáticos que podem resultar em riscos de judicialização, aumentando o contencioso e potencialmente gerando um novo déficit.
As entidades mostram que uma proposta melhor é possível, incluindo a responsabilidade da Caixa pelo contencioso e uma revisão da meta atuarial. “É possível chegar a uma proposta melhor, em que a conta pela redução do equacionamento não seja paga com os direitos dos participantes e beneficiando apenas a Caixa, como aconteceu no Reg/Replan Não Saldado”, diz o material.
Fonte Fenae