vida na terceira idade no Brasil traz um novo mundo de possibilidades e experiências únicas, com direitos e benefícios específicos. Entre eles, destaca-se a Carteira do Idoso, um documento que pode proporcionar diversas vantagens econômicas para pessoas a partir de 60 anos que têm renda de até dois salários mínimos, ampliando assim, sua qualidade de vida.
O que é a Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso é um documento nacional que confere a pessoas idosas, de 60 a 65 anos, o direito de viajar gratuitamente ou com desconto de 50% em transportes coletivos interestaduais. Dentre as informações presentes no documento, encontramos o nome completo, data de nascimento, RG, CPF, número de Inscrição Social (NIS), data de expedição e validade da carteira, além de um QR Code para validação.
Benefícios da Carteira do Idoso
Além do desconto ou gratuidade em viagens interestaduais, o detentor da Carteira do Idoso tem direito a outros benefícios. Além do desconto ou isenção em ingressos para atividades de cultura e lazer, como cinema, teatro e shows, o portador do documento tem prioridade no atendimento em diversos serviços. Em algumas cidades, a Carteira do Idoso também pode garantir a isenção de IPTU para pessoas com mais de 60 anos.
Como solicitar a Carteira do Idoso?
Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). Caso ainda não esteja, o cadastro pode ser feito no CRAS mais próximo. Com o cadastro em mãos, o idoso deve se dirigir ao CRAS com os seguintes documentos: Documento de identidade, CPF, comprovante de residência, número do NIS, e comprovante de renda.
Acesso online fácil e rápido
Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, é possível emitir a Carteira do Idoso pela internet. O idoso interessado deve acessar o site da Carteira do Idoso, fazer login ou criar uma conta na plataforma Gov.br, autorizar o uso de seus dados e solicitar a emissão da carteira. O documento pode ser impresso ou salvo no computador, ou no celular. Garantir seus direitos é essencial para envelhecer com dignidade e aproveitar ao máximo a vida na terceira idade. E, com a Carteira do Idoso, isso se torna ainda mais fácil.
Fonte BMC NRWS