Confira a lista de beneficiários que precisam realizar a prova de vida esse mês!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações para mais de três milhões de pessoas que recebem aposentadoria ou pensão e ainda não fizeram a prova de vida.
Outras 1,2 milhão de pessoas vão receber avisos a partir de hoje do dia 1º de fevereiro (quinta-feira). No total, o instituto convocou mais 4,3 milhões de beneficiários para atualizar suas informações, pois não há registros dessas pessoas nos bancos de dados oficiais do governo.
Todos os beneficiários contatados nasceram entre janeiro e março e precisam mostrar que estão vivos para continuar recebendo os benefícios do INSS, pois já se passaram 12 meses ou mais desde a última prova de vida. Nesse sentido, acompanhe o conteúdo para saber mais detalhes de como realizar a atualizar para manter a continuidade dos pagamentos.
Qual a data para fazer prova de vida em 2024?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a data para os 4.351.557 aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílios de longa duração precisarão fazer a prova de vida.
O INSS ainda diz que se a prova de vida não for feita em 60 dias após o aviso, o pagamento pode ser interrompido.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como faço para fazer a prova de vida do INSS?
Hoje, o INSS aceita diferentes formas para comprovar a prova de vida. São eles:
Leia mais:
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Prova de vida dos demais segurados do INSS
Além desses 4 milhões de segurados que precisarão realizar a atualização de dados, bem como a prova de vida nos próximos dias, temos também outros beneficiários do INSS que precisam, neste mês de fevereiro, realizar a prova de vida do INSS.
São eles: os aniversariantes de fevereiro, janeiro, e março! Para esse grupo, no entanto, será disponibilizado um tempo igual a 10 meses para cumprir o procedimento realizando uma ou mais ações apresentadas acima!
Por isso, é recomendável que os segurados mantenham sempre os dados atualizados, pois se o INSS não conseguir validar a prova de vida do INSS por nenhum dos meios disponíveis atualmente, o benefício será cortado!
Fonte Diário Oficial Notícias – Mariela Pereira