Os beneficiários do INSS estão surpresos com a novidade que deve influenciar nos valores recebidos. A notícia deverá impactar positivamente e negativamente. Portanto, entenda abaixo como o aumento do valor pago na aposentadoria da Previdência Social pode virar um problema para os brasileiros.
O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria. Porém, após a pauta da Revisão da Vida Toda ser abordada pelo STF, muitos cidadãos ficaram aguardando uma rápida solução. Isto porque milhares de pessoas poderão solicitar o reajuste do valor pago e, talvez, receber mais dinheiro mensalmente.
Porém, isto vai variar de caso à caso. A ideia da revisão é propor que os aposentados pelo INSS possam solicitar o reajuste incluindo salários e contribuições prévias à criação do Plano Real. Isto porque a Previdência Social só considera valores pagos de julho de 1994, data da criação da moeda, até hoje.
Todos os cidadãos poderão solicitar o reajuste no INSS?
Sim. Porém, é recomendado que a medida seja tomada pelos cidadãos que haviam grandes salários antes da mudança para o Real. Isto porque reajustes onde as remunerações eram menores podem acabar reduzindo o valor atual da sua aposentadoria. Ou seja, seria um grande problema para sua saúde financeira.
Portanto, antes de solicitar diretamente um reajuste na Previdência Social, é recomendado que o cidadão entre em contato com um contador. Ele(a) poderá ajudar na realização dos cálculos envolvendo os valores prévios à criação do Plano Real. Com isto, poderá certificar se vale, ou não, a pena pedir a revisão.
Confira abaixo o calendário para aposentados e pensionistas para o mês de dezembro
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 02 de janeiro;
- Final 7: 03 de janeiro;
- Final 8: 04 de janeiro;
- Final 9: 05 de janeiro;
- Final 0: 08 de janeiro
- Final 1 e 6: 02 de janeiro;
- Final 2 e 7: 03 de janeiro;
- Final 3 e 8: 04 de janeiro;
- Final 4 e 9: 05 de janeiro;
- Final 5 e 0: 08 de janeiro.
Fonte FDR