Apesar do crescimento na comparação com julho, a venda de caminhões 0-km ainda patina no Brasil com os preços mais altos dos modelos Euro 6
A venda de caminhões novos teve um bom resultado no Brasil em agosto. Com 8.968 emplacamentos, a alta foi de 10,59% ante as 8.109 unidades vendidas em julho. Entretanto, na comparação com agosto de 2022, com 12.297 emplacamentos, houve queda de 27,07%. Os números são da Fenabrave, que representa as associações de concessionárias no País.
Naturalmente, a retração impacta no acumulado de oito meses. Dessa forma, de janeiro a agosto de 2023, a venda de caminhões foi de 67.426 unidades. Uma queda, portanto, de 16,66% sobre as 80.904 unidades entregues no mesmo período do ano passado.
Conforme o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o mercado de caminhões está se ajustando em relação ao preço dos veículos, o que explica a queda na demanda. Assim, em agosto, 77% dos caminhões emplacados têm motores Euro 6, que são mais caros.
Modelos de Volvo, VW e DAF lideram
No ranking de vendas, Volvo, Volkswagen e DAF são as marcas que mais venderam caminhão em agosto. Segundo números da Fenabrave, o pesado Volvo FH 540 foi o mais emplacado, com 639 unidades. Em segundo lugar aparece o VW 11.180, com 375 vendas. E em terceiro vem o DAF XF530, com 361 unidades (veja ranking abaixo).
Com relação às marcas, os dados mostram a Volkswagen na frente, com 25,26% de participação. Depois, vem a Mercedes-Benz, com 23,06%. Em terceiro lugar, a Volvo tem 20,81%. Por fim, na 4ª colocação está a Scania, com 10,69%. E a Iveco é a 5ª, com 9,88%.