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Empresa inicia uso de lona branca em caminhões para preservar cargas

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O transporte da safra de grãos no Brasil é um dos momentos mais delicados para a qualidade da produção, por conta do atendimento às condições de temperatura e umidade.

Para melhorar a qualidade do transporte, a empresa Girassol Agrícola, de Rondonópolis-MT, iniciou a transição do uso de lonas escuras que cobrem os caminhões de sua frota terceirizada para a utilização de lonas brancas.

A iniciativa não é nova, porém, ainda com pouca aderência pelas empresas de sementes, e seus benefícios foram relatados em estudo em 1990 pela Embrapa Soja, e novamente feito em 2016.

O experimento, coordenado pelo pesquisador José de Barros França Neto, mostrou que 70% dos lotes de sementes de soja analisados tiveram queda no vigor durante o transporte rodoviário em lonas marrons ou mais escuras, em viagens com duração de dois a quatro dias.

A germinação média dessas sementes reduziu 20,5% na comparação com o momento anterior às viagens. Como na época não havia equipamentos como sensores, os testes consideraram as características das sementes na saída e na chegada.

Esses dados também estimularam uma startup brasileira de logística, a Trucker do AgrO, a se aprofundar no assunto, através de uma nova pesquisa realizada em 2021.

Durval Carneiro, CEO da empresa, conduziu o estudo junto a uma cooperativa agrícola do Paraná, que monitorou durante três meses a temperatura interna do modelo de caminhão bicaçamba, um com a carroceria recoberta com lona azul e outro com lona branca.

O trajeto avaliado teve a distância de 550 quilômetros, de Campo Mourão ao Porto de Paranaguá, no Paraná, com o transporte de distintos produtos, tanto a granel quanto ensacados.

Esses veículos faziam o percurso durante o dia inteiro e o equipamento que media a umidade e a temperatura era colocado na mesma posição, sendo acompanhado em tempo real.

Para efeito de aferição, a pesquisa considerou a faixa de temperatura de 20°C a 35°C como aceitável. Os dados com o uso da lona branca chamam a atenção. Enquanto que no caminhão com a lona azul a temperatura ficou 26,8% acima da média ideal dos dias analisados, o veículo com a lona branca ficou em 8,8%.

Com a cobertura escura, a temperatura na carroceria e carga tiveram picos de até 53,7°C e muitos dias com temperaturas acima de 40°C. Já na cobertura clara, houve pico de no máximo 44,7°C, uma única vez, sendo que 75,4% dos dias manteve a faixa ideal, enquanto que com lona azul chegou a 61,1%.

Adesão das empresas

Somente por ser branca, a lona reduz comprovadamente a absorção de calor, mas é preciso ainda ter qualidade para não rasgar ou furar com facilidade.

“Há boas empresas no mercado e testes de durabilidade, que mostram a resistência do material. “Muitos ainda se preocupam com o visual, mas quando falamos de sementes o essencial é a qualidade. Aos poucos, acredito que a adesão vai aumentar, pois para o cliente final isso importa muito, dá garantias, afinal, a semente é um ser vivo”, considera o CEO.

Welinton Cunha, coordenador de logística da Girassol Agrícola, comenta que o benefício da lona branca é evidente e que os testes na frota iniciaram há duas semanas.

Na sementeira, os embarques de sementes de soja acontecem nos meses de setembro e outubro e de algodão em novembro e dezembro e, para essa safra, inicialmente serão 20 caminhões com lona branca.

“Desses 20, cada um faz em média cinco a seis transportes, vamos concentrar o projeto na região Sul de Mato Grosso e na próxima temporada devemos aumentar esse número”, destaca o profissional.

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