Um novo conjunto rodoviário impressionante foi construído pela empresa australiana Omni Tanker, que acabou de entregar o primeiro roadtrain para a empresa Townsville Logistics, para o transporte de até 100 toneladas de ácidos por viagem.
São três carretas de três eixos, acopladas entre si por duas dollys de três eixos, totalizando 70 pneus rodando, quando se conta os três eixos do cavalo mecânico.
A grande capacidade de carga foi obtida com a utilização de materiais compósitos avançados, como alguns utilizados na indústria aeroespacial, o tanque é mais leve e resistente.
Por se tratar de transporte de líquidos, os tanques tem uma série de quebra ondas interno, para evitar movimentação da carga em frenagens, acelerações e curvas.
O desenvolvimento da tecnologia para construção do roadtrain levou cinco anos, e agora é parte do portfólio da Omni Tanker.
A maior vantagem da utilização dos materiais avançados é que o tanque não tem soldas, como aconteceria em um modelo construído em aço.
Fonte Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro