Cláudio da Costa Oliveira outubro 2026
Durante séculos, o Brasil produziu riquezas que atravessaram o Atlântico.
Parte remunerou comerciantes e proprietários. Parte sustentou a Coroa portuguesa. Parte seguiu para outros países, pagando mercadorias e serviços.
Em 1808, aconteceu uma mudança extraordinária: a própria Corte portuguesa veio para o Brasil.
O que isso modificou no destino da nossa riqueza?
Continuamos esta investigação para compreender nossa formação. Não pretendemos responsabilizar os povos de hoje pelos atos de seus antepassados. Mas precisamos conhecer as decisões que influenciaram as oportunidades de diferentes sociedades.
A chegada da Corte transferiu para o Rio de Janeiro instituições, repartições e necessidades de uma monarquia. A administração central do império passou a funcionar deste lado do Atlântico. O aparato fiscal também foi reorganizado, com a instalação do Erário Régio.
O Brasil passou a sustentar a presença do governo que antes estava em Lisboa.
Ao mesmo tempo, ganhou instituições e possibilidades que anteriormente lhe eram negadas.
Uma transformação real
A abertura dos portos, em janeiro de 1808, rompeu o exclusivo comercial português: tornou possível negociar diretamente com outras nações autorizadas.
Vieram também o Banco do Brasil, a Impressão Régia e instituições científicas, culturais e de formação profissional. Essas iniciativas ampliaram a capacidade administrativa e intelectual existente no território.
Não seria correto tratar tudo isso como simples aparência.
Houve mudanças importantes.
Mas criar instituições para uma monarquia não significava assegurar oportunidades à população inteira. A escravidão continuava, e a participação nas decisões permanecia profundamente desigual.
O país podia modernizar uma repartição e conservar a senzala.
O documento de 1809 que merece atenção
Em nossa discussão sobre desenvolvimento, insistimos na importância de o Estado estimular a produção dentro do próprio território.
Pois uma medida dessa natureza aparece no Alvará de 28 de abril de 1809.
O documento previa isenção de direitos para matérias-primas utilizadas nas manufaturas, preferência pelas fábricas do Reino e do Brasil no fornecimento dos uniformes militares e privilégios de 14 anos para determinadas invenções.
Também destinava 60 mil cruzados anuais, provenientes de uma loteria a ser estabelecida, ao auxílio de manufaturas, mencionando tecidos e fábricas de ferro e aço. Era uma determinação legal; o texto, sozinho, não comprova quanto foi efetivamente desembolsado.
Portanto, precisamos ajustar uma afirmação excessivamente ampla: não houve ausência absoluta de iniciativas industriais.
Houve medidas de estímulo.
A questão é investigar sua execução, continuidade e capacidade de superar os obstáculos existentes.
Uma lei pode reconhecer a importância da indústria sem conseguir criar as condições necessárias para seu desenvolvimento.
A outra face: as vantagens comerciais britânicas
Enquanto existiam iniciativas de incentivo à produção, os acordos comerciais favoreciam a entrada de mercadorias estrangeiras.
A abertura dos portos estabeleceu uma tarifa geral de 24%, com exceções. Em junho de 1808, determinadas importações pertencentes a súditos portugueses e transportadas em embarcações nacionais passaram a pagar 16%. Em 1810, o tratado comercial concedeu a tarifa de 15% às mercadorias britânicas abrangidas pelo acordo.
É importante observar as datas e as condições. Não eram três taxas aplicadas de maneira simples e uniforme a qualquer produto.
Mas a vantagem britânica era significativa.
O produtor que tentava estabelecer uma fábrica no Brasil enfrentava concorrentes de uma economia industrialmente mais avançada, beneficiados por condições comerciais favoráveis.
O desafio envolvia máquinas, financiamento, trabalhadores qualificados, transportes e escala de produção.
Autorizar uma fábrica era apenas o começo.
Conhecimento, autoridade e acesso
A Impressão Régia foi criada em 13 de maio de 1808. Sua existência representou uma mudança importante, mas a publicação estava submetida à fiscalização e à censura.
Esse episódio ajuda a compreender uma tensão da nossa formação: ampliar o conhecimento e, simultaneamente, controlar sua circulação.
Ao discutir a herança da educação religiosa e jesuítica, devemos evitar atribuir a uma única instituição todos os nossos problemas. É necessário examinar práticas concretas de ensino, autoridade e acesso ao saber em cada período.
A pergunta permanece: quem podia aprender, publicar, discordar e participar?
Uma sociedade precisa de conhecimento para produzir. Precisa também de liberdade e oportunidades para que esse conhecimento se espalhe.
A Independência e seus compromissos financeiros
A separação política de 1822 abriu outro período.
Mas o reconhecimento por Portugal, em 1825, envolveu um compromisso de dois milhões de libras esterlinas. A documentação diplomática registra que parte da solução negociada consistia em assumir uma dívida portuguesa com Londres. Não se tratou simplesmente de entregar uma soma integral, em dinheiro, diretamente à Corte.
A soberania política passou a conviver com obrigações financeiras externas.
Isso não torna a Independência irrelevante. Mostra que a construção da autonomia econômica exigia muito mais.
O que mudou — e o que continuou?
A chegada da Corte criou instituições e deslocou o centro das decisões. A Independência constituiu um Estado próprio.
Entretanto, a permanência da escravidão impediu que milhões de pessoas participassem desse processo como cidadãos livres.
Nossa reflexão é esta: um Estado pode ampliar sua estrutura sem transformar, na mesma proporção, a vida de sua população.
Desenvolvimento exige instituições, produção e conhecimento. Exige também que os resultados alcancem quem trabalha.
Quando examinamos o Brasil de hoje, precisamos perguntar se aprendemos a unir essas dimensões.
A riqueza produzida aqui está ampliando nossa capacidade de decidir o futuro?
E quantos brasileiros participam efetivamente dessa decisão?
REFERÊNCIAS
- Receita Federal. Nossa história. Transferência da administração fiscal para o Brasil em 1808.
- Arquivo Nacional. Silva Lisboa: um baiano ilustrado na Corte portuguesa no Rio de Janeiro.
- Fundação Biblioteca Nacional. 1808–1818: a construção do Reino do Brasil.
- Câmara dos Deputados. Alvará de 28 de abril de 1809. Publicação original.
- Presidência da República. Decreto de 11 de junho de 1808.
- Arquivo Nacional. História Luso-Brasileira: Abertura dos portos — Ementas.
- Fundação Biblioteca Nacional. História do livro: a Impressão Régia do Rio de Janeiro; A Idade d’Ouro do Brazil, de Manoel Antônio da Silva Serva.
- Arquivo Histórico do Itamaraty. Relatório da conferência de 26 de agosto de 1825 sobre o reconhecimento da Independência, identificação Rela_273-1-7_1825_09.