Caminhar após os 60 faz bem, mas essa outra atividade pode trazer ainda mais benefícios para a saúde

409359135-em-primeiro-plano-uma-mulher-branca-mais-velha-fazendo-exercicio-com-halteres-ao-fundo-um-grupo-de-idosos-fazendo-o-mesmo-exercicio-mas-desfocados-orig-1

Exercícios que fortalecem o corpo são essenciais para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida na terceira idade

Ao longo da vida, o corpo passa por mudanças musculares — tanto positivas quanto negativas — que influenciam diretamente a saúde e a aparência. Com o envelhecimento, a capacidade de ganhar e manter massa muscular diminui, especialmente quando não há prática de exercícios de força. 

A sarcopenia, termo cada vez mais conhecido, refere-se à perda acelerada de músculos com o avanço da idade e está associada a impactos significativos na saúde.

O melhor tipo de treino para combater a perda muscular na terceira idade
A sarcopenia atinge pessoas com baixa quantidade e qualidade muscular. Com o tempo, os músculos não apenas perdem volume, mas também força — o que compromete atividades simples do dia a dia. A função muscular vai muito além da estética: está diretamente relacionada à capacidade de se levantar do sofá, sair da cama ou subir escadas.

Para quem sofre com perda muscular acentuada, levantar-se de uma cadeira pode ser tão desafiador quanto fazer um agachamento com 200 quilos para alguém em plena forma física. Além disso, a fragilidade muscular aumenta o risco de quedas e está relacionada a diversas doenças que, muitas vezes, não são associadas à baixa massa muscular.

Fonte https://www.terra.com.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram