General admite contratempos e faz alerta às tropas sobre desinformação e discórdia interna

00000001-1

Mensagem de fim de ano do Comando Militar do Leste expõe preocupações internas, reforça coesão e cobra foco na missão institucional.

General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos. Assim como os Comandantes das Forças Armadas, ele publicou mensagem institucional às tropas do Comando Militar do Leste.

Comandante Militar do LesteGeneral de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, divulgou em 30 de dezembro uma mensagem de fim de ano direcionada às tropas subordinadas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O gesto é bastante comum, principalmente entre os Comandantes das Forças Armadas.

Na mensagem, o general reconhece que 2025 foi marcado por “eventuais contratempos e tropeços”, mas afirma que, apesar das dificuldades, os militares seguem “de pé, com a clara e reconfortante sensação do dever cumprido”.

Um comando histórico em meio a desafios contemporâneos

Criado em 1821, ainda como 1º Comando de Tropas, o Comando Militar do Leste (CML) é atualmente estruturado como uma Divisão de Exército, composta por duas Brigadas de Infantaria, dois Comandos Territoriais e um Grupamento de Engenharia.

É nesse contexto institucional e histórico que o comandante se dirige às tropas para defender coesão, equilíbrio emocional e foco na missão.

“Acalmar o coração” e conter tensões internas

Ao citar o Duque de Caxiaspatrono do Exército Brasileiro e conhecido como “O Pacificador”, o general faz um apelo direto à serenidade interna das tropas.

Ele pede que os militares respirem fundo, acalmem o coração, apaziguem os ânimos, amenizem diferenças e neutralizem vulnerabilidades, preparando-se para 2026 com coragem, serenidade e altivez.

Segundo o comandante, esse período deve ser usado para “reajustar o dispositivo”, revisar planejamentos, processos e projetos, além de reafirmar valores e fortalecer condutas.

Alerta contra desinformação e corrosão interna

Em um dos trechos mais contundentes da mensagem, o general alerta para fatores que, segundo ele, afastam os militares de sua missão institucional.

“Não permitamos que o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença naquilo que é a nossa essência e nos caracteriza como cidadãos-fardados alimentem-se da desinformação, das falsidades, da covardia travestida, da maldade irônica, da ingratidão perversa, das proposituras de cizânias, dos maus agouros e dos agourentos de plantão”, afirmou.

comandante destaca que esses grupos são “barulhentos e persistentes”, embora não numerosos, e reforça a necessidade de coesão interna como fator de força institucional.

“Somos a força da nossa Força”

general conclui afirmando que o Exército depende da união de todos os seus integrantes — do soldado ao general — e reforça o papel coletivo na construção de um país melhor.

Confira a mensagem na íntegra

Mensagem de fim de ano do Comandante Militar do Leste

Estimados integrantes do Comando Militar do Leste, meus comandados, já próximos ao ocaso do ano de 2025 nos sentimos impulsionados a refletir sobre o caminho percorrido, fazendo um balanço entre os acertos e os erros, os sucessos e os fracassos, as alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas, pessoais e profissionais, naturais na vida de todos, sem exceções.

É exatamente neste momento que, em geral, percebemos o quanto o saldo é significativamente positivo.

Apesar dos eventuais contratempos e tropeços, seguimos de pé com a clara e reconfortante sensação do dever cumprido.

É hora, pois, de “reajustar o dispositivo”, “recarregar as baterias”, manutenir o material e os equipamentos, conferir e refazer as cautelas, rever os planejamentos, os processos e os projetos, respirar fundo, acalmar o coração, repensar o futuro, reafirmar a crença nos valores, reavaliar as condutas, reforçar as fortalezas, apaziguar os ânimos, amenizar as diferenças e neutralizar as vulnerabilidades, para que, no alvorecer de 2026, possamos olhar com coragem, serenidade e altivez o que teremos pela frente e, a partir de um novo recomeço, “firmar a cadência com o passo certo” em busca dos nossos próximos objetivos.

Por certo, teremos grandes desafios diários a nos provocar. Que sejamos a melhor versão possível de nós, com o mesmo entusiasmo, disposição, motivação, comprometimento, vigor, sabedoria, firmeza, lealdade, equilíbrio, ponderação e muitas outras virtudes que norteiam o nosso comportamento e estabelecem quem somos.

Não permitamos que o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença naquilo que é a nossa essência e nos caracteriza como cidadãos-fardados alimentem-se da desinformação, das falsidades, da covardia travestida, da maldade irônica, da ingratidão perversa, das proposituras de cizânias, dos maus agouros e dos agourentos de plantão, que não são muitos, embora barulhentos e persistentes.

Nós somos a força da nossa Força e ela depende de cada um de nós, do soldado ao general, unidos e coesos por um Brasil melhor.

Parabéns e muito obrigado a todos vocês, homens e mulheres, meus valorosos subordinados, discípulos do Duque de Caxias – o Pacificador. Vocês fizeram a diferença … e continuarão a fazer.

Desejo que o Ano Novo resplandeça e reverbere os votos e os sentimentos que compartilhamos no Natal, e que Deus continue a nos abençoar.

Um grande, fraterno e respeitoso abraço do vosso Comandante.

Vamos em frente sem perder a impulsão. Contem comigo.

Brasil!

Quartel-General do CML no PDC, 30 de dezembro de 2025.

Gen Ex Kleber Nunes de Vasconcellos

Cmt do CML

Fonte https://www.sociedademilitar.com.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram