Inovação do Piauí que converte carro elétrico em energia doméstica é comprada por empresa chinesa

00000001-3

A invenção do piauiense Tibúrcio Frota, natural de Parnaíba, chamou atenção mundial ao desenvolver um sistema capaz de fazer com que carros elétricos abasteçam uma casa inteira, sem depender da rede elétrica convencional. A tecnologia foi comprada e patenteada pela BYD, gigante chinesa do setor automotivo, que lançou oficialmente o equipamento esta semana no Salão do Automóvel de São Paulo.

Tibúrcio havia se tornado viral nas redes sociais ao mostrar um sistema caseiro de reaproveitamento de energia solar: ele captava a energia das placas fotovoltaicas de sua casa e armazenava em uma bateria de carro elétrico sinistrado, cuja vida útil permanecia preservada. Durante a noite, sua residência era alimentada pela energia acumulada nessa bateria.

Mas o projeto que despertou o interesse da empresa chinesa, foi uma outra invenção batizada de Power Box, um sistema off-grid (independente da rede elétrica) que permite ao veículo fornecer energia diretamente para uma residência. Segundo o gerente comercial da marca no Piauí, Emerson da Rocha, o equipamento tem capacidade para abastecer uma casa por até duas semanas, dependendo do consumo.

“A BYD já tem esse sistema em alguns lugares na China, em outros países e tem sim estudos para trazer isso de uma forma mais econômica, viabilizada e profissional para quem tem hoje a energia solar em casa”, disse o diretor.

A companhia, que iniciou sua atuação na fabricação de baterias e painéis solares, viu na invenção de Tibúrcio uma oportunidade de expandir sua presença no mercado brasileiro de energia limpa, unindo mobilidade elétrica e geração doméstica de energia.

“No estande da BYD no Salão do Automóvel está lá esse equipamento que ele desenvolveu, que a gente pegou e comprou esse projeto dele e patenteou. Ele faz com que o carro converse com esse equipamento em uma escala mais profissional, numa escala mais industrial, e consiga alimentar toda a casa”, afirmou Emerson da Rocha.

O diretor explicou ainda que o sistema é projetado para funcionar de forma complementar à energia solar: durante o dia, as placas fotovoltaicas podem ser usadas para carregar o carro elétrico, e à noite, o veículo é conectado ao sistema, que libera a energia armazenada em sua bateria para alimentar a casa.

“Vamos supor que você tem uma bateria ali de 80 quilowatts ela vai poder durar quase uma semana, duas semanas alimentando a casa inteira, dependendo da intensidade da casa, de quantos equipamentos a residência tenha”, completou.

A invenção do piauiense que foi comprada pela BYD chega em um momento onde os países estão em busca de alternativas sustentáveis para a geração de energia e coloca o estado como o centro de uma das invenções que pode garantir mais sustentabilidade.

Fonte https://www.polemicaparaiba.com.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram