A descoberta veio a partir de um estudo realizado com mais de 4.000 voluntários
O envelhecimento provoca um desgaste na estrutura e na função dos tecidos do corpo inteiro
Cientistas identificaram quando o corpo humano começa a mostrar sinais internos de desgaste e em que momento o relógio biológico passa a acelerar de forma mais intensa, de acordo com especialistas. A descoberta veio a partir de um estudo realizado com mais de 4.000 voluntários.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A pesquisa analisou dados de participantes e revelou a idade em que o envelhecimento biológico se intensifica. Embora o envelhecimento envolva fatores físicos, mentais e de saúde, e varie conforme a cultura e a percepção individual, alguns sinais são comuns, como alterações na pele, surgimento de doenças, perda de memória e diminuição da mobilidade.
O envelhecimento provoca um desgaste na estrutura e na função dos tecidos do corpo inteiro, segundo especialistas. Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford conseguiu identificar uma faixa etária mais precisa.
Confira estudo que aponta quantos anos de vida perdemos comendo mal. Veja detalhes.
Para isso, eles analisaram o plasma sanguíneo de 4.263 doadores com idades entre 18 e 95 anos, e descobriram que as proteínas do corpo são o indicador mais confiável para esse tipo de estudo. Cientistas explicam que as proteínas são como o motor das células que formam o nosso corpo, e quando os níveis delas começam a mudar de forma significativa, é porque o seu corpo também está mudando.
Com que idade a pessoa é considerada velha?
Depois de analisar mais de 3.000 proteínas em cada indivíduo, os pesquisadores identificaram 1.379 que variam conforme a idade. E com apenas 373 dessas proteínas, já foi possível prever a idade dos participantes com boa precisão.
O estudo apontou que, a partir dos 34 anos, o corpo humano já começa a dar os primeiros sinais de desgaste físico. Com base nisso, os cientistas dividiram o envelhecimento em três grandes fases:
Dos 34 aos 60 anos: fase da vida adulta
Dos 60 aos 78 anos: fase da maturidade avançada
A partir dos 78 anos: velhice
Em cada uma dessas fases, a produção de proteínas vai deixando de ser constante, passando a cair aos poucos, até quase parar. Isso pode estar ligado à queda na capacidade do corpo de reparar o DNA.
Principais características da velhice
Sinais de velhice
O estudo também destacou os sinais mais comuns da velhice que aparecem em quase todas as pessoas, como um padrão:
O metabolismo fica mais lento
Os ossos perdem resistência
A memória começa a falhar
O sono se altera
A visão e a audição pioram
A massa muscular começa a diminuir
A pele começa a apresentar manchas e rugas
A mobilidade fica mais limitada e os movimentos, mais lentos
Fonte https://www.diariodolitoral.com.br/