Obra trará maior segurança para quem dirige na BR-381, com retirada de caminhões pesados da via
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Cedro Participações a realizar desapropriações de imóveis para construir um ramal ferroviário na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A decisão, assinada no dia 28 de fevereiro pelo Superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, declarou que a obra é de “utilidade pública”.
Eduardo Couto, vice-presidente Jurídico e Institucional do Grupo Cedro Participações, considerou a decisão como um “passo importante para a implantação da ferrovia”.
“Este é mais um passo importante para a implantação da ferrovia. O estudo do traçado prevê a menor interferência com áreas povoadas e aproveitamento de caminhos geográficos existentes. O projeto tem ainda o compromisso de buscar a maior gama de ações preventivas e mitigadoras de impactos, respeitando áreas de proteção ambiental e em respeito com as comunidades locais”, afirmou.
A ferrovia
O ramal ferroviário terá 26 quilômetros de extensão vai se conectar à linha principal da malha regional sudeste no caminho até o Rio de Janeiro para exportação de minério de ferro.
O trecho vai passar pelas cidades de Igarapé, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Mário Campos.
A expectativa é que a construção do ramal ferroviário retire de circulação cerca de 5 mil caminhões de minério por dia da BR-381, do trecho conhecido como Fernão Dias.
Fonte Itatiaia – Vinícius Brito