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O QUE É O PPI

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Escrito por Doroteu Satúrnio 25 de fevereiro de 2022

Neste artigo vamos tentar esclarecer como é calculado e como foi instituído o Preço de Paridade de Importação -PPI na Petrobrás sem tecer comentários sobre sua validade e impacto para o Brasil e seu povo.

Entre 2010 e 2014, a Petrobrás manteve os preços no mercado brasileiro abaixo dos preços internacionais. À partir do final de 2014 a cotação internacional do petróleo começou a cair, fazendo com que os preços no mercado interno (Petrobrás) ficassem superiores aos internacionais.

O natural seria que a Petrobrás promovesse uma redução dos preços, mas não foi o que ocorreu, provavelmente motivado pelo fato do brasileiro não reclamar quando os preços estão estabilizados, não tem consciência de que na verdade os preços deferiam ser reduzidos.

A distorção era tão grande que em alguns momentos os preços no mercado interno ficaram mais de 50% acima do mercado interno. Naturalmente este fato fez crescer o interesse dos importadores, que em meados de 2016 já haviam tomado mais de 10% do mercado da Petrobrás (mais de 15% em setembro de 2016)

Foi neste cenário que o recém nomeado presidente da Petrobrás, Pedro Parente, instituiu o Preço de Paridade de Importação-PPI em outubro de 2016. É bom lembrar que , na ocasião , os preços no mercado interno estavam tão acima dos internacionais, que para chegar no PPI Parente teve de reduzir os preços.

Para calcular o Preço de Paridade de Importação – PPI, nas refinarias da Petrobrás,  é tomado como base o preço em dólares nos EUA acrescido do custo de transporte até o Brasil mais o custo de internação (portuários, alfandegários etc) mais o custo de transporte até a refinaria, gastos com seguro para garantir os preços e atribuído um lucro, ou seja :

PPI = Preço nos EUA em US$+custo transporte ate o Brasil+custo de internação no mercado brasileiro+custo de transporte ate a refinaria+seguro e lucro

Notem que no cálculo do PPI existem duas vaiáveis principais : o preço nos EUA em dólares e a variação cambial real/dólar. Como estas duas variáveis são corrigidas a cada segundo, fica impraticável adotar o PPI verdadeiro, de cada momento. O que é buscado é uma aproximação do PPI.

Então, em outubro de 2016, Pedro Parente estabeleceu que as preços nas refinarias da Petrobrás seriam ajustados mensalmente, buscando sempre alcançar o PPI.

Evidentemente a correção mensal dificultava a atividade dos importadores pois as principais variáveis (preço em US$ e cambio) oscilavam muito num período tão longo, inviabilizando muitos negócios.

Foi então que, em julho de 2017, provavelmente pressionado por importadores, Parente decidiu que os preços poderiam ser alterados até diariamente.

Coincidência ou não, em julho de 2017 foi criada a Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis – ABICOM, que de brasileira não tem nada pois seu presidente e nomeado pela empresa do Reino Unido, GreenEnergy, que possui sociedade com a Shell em diversas refinarias na Europa

A correção diária logo surtiu efeito, provocando a ira principalmente de caminhoneiros, que contratavam fretes de longa distância, e viam o preço o diesel aumentar enquanto cumpriam um contrato de transporte com preços fixados

Em maio de 2018 tivemos a paralização dos caminhoneiros que culminou com a demissão de Pedro Parente. Parente foi o primejro “martir” do PPI.

Pedro Parente foi substituído por Ivan Monteiro na presidencia da Petrobrás mas poucos meses depois, com a eleição de Jair Bolsonaro, Monteiro foi substituído por Roberto Castello Branco.

Castello Branco tomou posse lançando a célebre frase “I have a dream”, mas seu relacionamento com Bolsonaro logo apresentou sérios problemas, pois Bolsonaro havia prometido aos caminhoneiros, durante a campanha, o fim do PPI. Castello Branco tentou, inclusive contendo os preços, principalmente do diesel, durante longos períodos. Mas , à partir de janeiro de 2021, o aumento no preço do petróleo e do cambio ao mesmo tempo, tornaram insuportável a situação e Castello Branco foi o segundo “mártir” do PPI.

Para o lugar de Castello Branco foi indicado por Bolsonaro o General da reserva Joaquim da Silva e Luna. Natural de um distrito de uma pequena cidade do interior de Pernambuco, Silva e Luna alcançou os mais altos cargos na carreira militar. Foi Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e Ministro da Defesa. Se existisse um Ministério do Ataque ele teria sido nomeado também.

No início Silva e Luna seguiu a “sábia” sugestão de Bolsonaro “Quando os preços nas refinarias da Petrobrás estiverem acima dos internacionais nós não devemos reduzir os preços, pra depois não precisar subir”. Alguma coisa similar ao ocorrido em 2015/2016.

Assim, durante alguns períodos em 2021, os preços nas refinarias da Petrobrás ficaram acima dos internacionais sem a companhia ajustar os preços pra baixo.

Ocorre que logo os preços da Petrobrás passaram a ficar constantemente abaixo dos internacionais e os aumentos tiveram de acontecer.

Silva e Luna então resolveu esclarecer tudo para o povo brasileiro. Em  entrevista no inicio de janeiro de 2022, o general afirmou “A Petrobrás não pode fazer política pública” e mais “A empresa não pode reduzir preços pois quem estabelece seus preços é o mercado” complementando “Os três poderes apoiam esta metodologia”

Ou seja, Silva e Luna entende que a soberania nacional hoje pertence ao chamado “mercado” e com a anuência de executivo, legislativo e judiciário.  

Por esta declaração o site Soberano Brasil publicou o “Manifesto ao povo brasileiro” e passou a acompanhar os preços no mercado interno através do gráfico “Sinalizador dos preços” que é atualizado diariamente. Acesse www.soberanobrasil.om.br 

Doroteu Satúrnio

Autor do livro “A segunda privataria”

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