logo-soberano

Preços dos combustíveis estão defasados ou superfaturados?

Após o último aumento da gasolina e do diesel, a entidade que reúne importadores (Abicom) insiste que os preços dos combustíveis estão defasados (9% no caso do diesel e 6% para a gasolina).

Por outro lado, o Sinalizador PPI, do site Soberano Brasil, mostra o diesel 30,14% acima do PPI (Preço de Paridade de Importação), e a gasolina, 8,58%.

Quem tem razão?

Para responder a esta questão, é preciso primeiro saber: importação de onde? Se for dos EUA e Europa, os valores são mais altos, e os preços dos combustíveis estão defasados aqui. Mas hoje boa parte do diesel está vindo da Rússia, com valores mais baixos.

As importações de derivados de petróleo da Rússia devem passar de 235 mil barris por dia em agosto, superando de longe os Estados Unidos. O Brasil é o 2º maior importador de diesel russo, atrás da Turquia, segundo a Kpler, empresa de análise de dados de commodities.

A Rússia vendeu 458 milhões de litros de diesel ao Brasil no 1º trimestre, segundo a ANP. Esse volume é 26 vezes maior que as importações russas do 1º trimestre do ano passado, de acordo com levantamento da agência EPBR.

Preços dos combustíveis estão defasados: qual a fonte?

A segunda pergunta é: o que é a Abicom, que fornece aos jornalões a informação de que os preços dos combustíveis estão defasados?

Criada em 2017, ano em que a Petrobras passou a fazer reajustes pelo PPI até diários, se quisesse, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis reúne 10 importadoras/comercializadoras, com atuação em todo o território nacional, segundo o site da entidade.

O presidente é da multinacional de origem britânica Geenergy, um fornecedor e distribuidor internacional de combustíveis para transporte, com negócios no Reino Unido, Irlanda, Canadá, Brasil e Oriente Médio, de acordo com o site da empresa.

Já dizia o jornalista e economista José Carlos de Assis: questione informações de quem tem seu dinheiro envolvido.

Uma fonte neutra é o site Soberano Brasil, que tem à frente o economista aposentado da Petrobras Claudio da Costa Oliveira. Lá, pode-se acompanhar se os preços dos combustíveis estão defasados ou superfaturados – como parece ocorrer atualmente.

PPI acabou ou não?

Além de questionar se os preços dos combustíveis estão defasados ou não, vale saber da Petrobras qual o critério para reajustes. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, anunciou o fim do PPI. Mas para praticar preços acima da média internacional, essa mudança serve para nada.

Além disso, sem atuar na distribuição e ter influência na revenda, a Petrobras pode até baixar os preços, mas estes não chegarão aos consumidores, ou terão influência limitada nas bombas.

Rápidas

Nesta quinta-feira, às 18h, a Facha receberá a palestra “Esporte, Democracia e Diversidade”, comandada pela Fabi Alvim, bicampeã olímpica de vôlei, dentro do Seminário LEME, do Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte da Uerj. Inscrição aqui *** André Mendes Moreira, sócio conselheiro do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi, foi convidado a participar da 8ª Jornada de Debates, evento organizado pela Abat *** O lançamento MyCon (Myopia Control), da Rodenstock Brasil, está na 67ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) de 2023, em Fortaleza, que vai até sábado *** Neste sábado, a Tangueria Luciano Bastos, em Copacabana, promove o Sábado de Portas Abertas, com aulas gratuitas de samba, forró, tango e outras danças. Informações: (21) 96491-3341 *** Terminam dia 28 as inscrições dos coletivos e artistas que quiserem participar da Gira de Empreendedorismo e Autogestão, realizada por A Banca e Aymberê. Além de aulas com gestores sobre estratégias de empreendedorismo e autogestão, os 30 participantes selecionados receberão bolsas de R$ 1,6 mil para incentivar a prática dos projetos. Veja o edital aqui *** Nath Audizio, ex-participante do The Voice Brasil, se apresentará nesta quinta-feira, às 19h, no Américas Shopping *** A cantora Twigg se apresenta, neste sábado, no West Shopping (RJ) *** Neste sábado e no domingo acontecerá na Cinemateca do MAM o I Festival de Curtas Flávio Migliaccio. Haverá também uma exposição de fotos em homenagem ao ator que completaria 89 anos no dia 26.

Fonte Marcos de Oliveira

Endereço

BRASIL

Fale conosco

© Copyright 2022 Soberano Brasil. Todos os direitos reservados.