Iniciativa visa diminuir a população em situação de rua da cidade e criar oportunidades
A prefeitura de Guarapari iniciou na semana passada uma campanha para incentivar que os cidadãos evitem dar dinheiro a pessoas em situação de rua, e as encaminhem para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
“Quando você doa dinheiro, estimula a pessoa em situação de rua a permanecer na atual condição”, diz o post publicado nas redes sociais do órgão. A iniciativa visa diminuir a população de rua da cidade e criar oportunidades para essas pessoas.
Segundo a Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), o Centro Pop oferta uma série de atendimentos para a população, incluindo três refeições diárias, higienização, concessão de roupas e rodas de conversa.
Além disso, acontecem os atendimentos com assistente social e psicólogo, que realizam os encaminhamentos à diversas áreas da rede socioassistencial, além de visitas domiciliares para reintegração familiar, acolhimento institucional, encaminhamento para o CAPS, para tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, contatos com as famílias na busca de recambiamento, concessão de passagens para o retorno a cidade de origem, retorno à família.
As equipes do Centro Pop também realizam encaminhamentos da população de rua para a rede de saúde e outros equipamentos da assistência social, como o CRAS, o CREAS, Conselho Tutelar, auxílio para a regularização de documentação, visitas domiciliares, entre outros.
Ainda de acordo com a Setac, um sistema interno registra diariamente os atendimentos realizados no Centro Pop, e os serviços de abordagem social do município. A pasta ainda destaca que são ofertadas vagas nos cursos de qualificação profissional e acompanhamento para a inserção no mercado de trabalho, para o público que aderir à proposta.
Centro Pop Guarapari
Endereço: Avenida Dalva Simões Rocha, s /nº – Perocão
Contato: (27) 3362-1220 / (27) 99987-5590
E-mail: centropopguarapari@gmail.com