FALA SÉRIO 99 – “Uma nova energia. Sai o canhão, entra a fábrica”

Claudio da Costa Oliveira- 25/08/2025

A – INTRODUÇÃO 

No último artigo (Fala Sério 98) vimos que os atuais problemas do mundo, tem suas origens dentro dos EUA ( Washington x Wall Street) mas que tais problemas poderiam ser resolvidos com a descoberta de novo tipo de energia, desde que fosse, limpa, abundante, constante e mais barata que a energia fóssil.  

O físico britânico Stephen Hawking (1942/2018) alertou que os humanos vão precisar colonizar outro planeta em até 100 anos para garantir sua sobrevivência. Segundo o cientista, o tempo da Terra está se acabando e, se for para a Humanidade sobreviver às mudanças climáticas, colisões de asteroides, epidemias e crescimento populacional desordenado será preciso deixar o planeta e aventurarse mais longe no Universo. 

Tal alternativa não considerou a descoberta de nova fonte de energia, o que poderia alterar tudo. 

B – ENERGIA : BASE PARA TUDO 

A energia é insumo fundamental de praticamente toda atividade produtiva (indústria, agricultura, comercio, transporte, serviços digitais etc). 

Se a energia é abundante e barata, o custo de produção cai, aumentando a competitividade de empresas e países. 

Com menores custos, um país pode exportar mais barato que seus concorrentes, conquistar mercados e gerar superávits. Isto atrai investimentos, gera empregos e fortalece sua moeda.

Atualmente diversos modelos de novas energias vem sendo desenvolvidas : Solar, eólica, hidrogênio verde etc. Todas com problemas de elevados custos e dificuldades de armazenamento. 

China e India estão investindo muito no Hélio 3, produto de origem lunar, ainda sem resultados conclusivos. 

O fato é que a qualquer momento podemos ser surpreendidos por novidades positivas. 

C – O  PODER MILITAR PERDEU SUA FORÇA 

Durante séculos , a hegemonia mundial foi conquistada pelo

“canhão”. 

Quem tinha o maior exército, a marinha mais poderosa ou as armas mais modernas impunha respeito. 

Foi assim com os impérios antigos (

Persas, Roma, etc) e mais recentemente com Britânicos, e EUA após a segunda guerra e até com a

União Soviética durante a Guerra

Fria.

Mas os tempos mudaram. O custo de manter impérios militares se tornou insustentável. Os Estados Unidos perderam no Vietnã e no Afganistão. A Rússia está atolada na Ucrânia há mais de três anos sem solução. 

Exércitos  ainda intimidam, mas já não garantem vitória – e muito menos hegemonia. 

–          EX-PRESIDENTE   JIMMY CARTER

Em 14 de abril de 2019, durante um sermão na igreja Maranata Baptist em Plains, Geórgia, Carter comentou sobre uma ligação que recebera do então presidente Donald Trump:

Trump teria dito que a China estava “ficando muito à frente dos EUA”

Carter respondeu ao público com uma comparação dramática:

“Desde 1979, você sabe quantas vezes a China esteve em guerra com alguém? Nenhuma. E nós ficamos em guerra.” “Eu acho que desperdiçamos, creio, 3 trilhões … mais do que você pode imaginar. A China não desperdiçou um único centavo com guerra — é por isso que estão à frente da gente, em quase todos os sentidos.”

“Se você pegasse esses 3 trilhões e investisse na nossa infraestrutura, provavelmente sobrariam 2 trilhões. Teríamos trens de alta velocidade, pontes que não estariam caindo, rodovias bem mantidas. Nosso sistema de educação seria tão bom quanto o da Coreia do Sul ou Hong Kong.” 

Em 9 de junho de 2019, Carter voltou ao tema com um pouco mais de detalhes — e essa fala tem uma gravação disponível:

Ele repetiu que, desde a normalização das relações entre EUA e China em 1979, os EUA estiveram em guerra quase constantemente (com países como Iraque, Afeganistão, Síria e Iêmen), estimando um gasto total em guerras em torno de US$ 3 trilhões. Por outro lado, segundo Carter, a China não se envolveu em combates e usou esses recursos para investir em seu povo e infraestrutura, obtendo uma economia próspera.  

D  – CONCLUSÃO 

O mundo continua tensionado por problemas gerados nos próprios EUA. Um conflito militar de grandes proporções pode ocorrer a qualquer momento. Mas isto não traria soluções. Só mais problemas. 

A descoberta de nova fonte de energia, limpa, abundante, continua e mais barata que a fóssil é uma esperança. Mas não está garantida. 

De qualquer forma a humanidade segue seu caminho e nós sabemos que , no fim, tudo terminará bem. 

Como dizia Fernando Sabino “No fim tudo termina bem, se ainda não está bom, é porque não chegou no fim” 

Mas este será o tema do próximo Fala Sério (Fala Sério 100).

Observação : Se desejar fazer algum comentário por favor contate o email soberanobrasiles@gmail.com. Responderemos com prazer

Endereço

BRASIL

Fale conosco

© Copyright 2022 Soberano Brasil. Todos os direitos reservados.