Liquidez Corrente da Petrobras e pagamento de dividendos Países como Japão limitam dividendos a 10% do lucro; a Petrobras pode pagar a acionistas até se não tiver lucro
A Liquidez Corrente da Petrobras ficou abaixo de 1 em 2023, algo inédito na história da empresa, como visto na coluna de ontem. Cláudio da Costa Oliveira, economista da estatal aposentado, fala sobre as razões que levaram a isso e as consequências para a Petrobras:
“Na verdade, isso não cria grandes embaraços para as atividades de finanças da empresa. Ele vai criar uma maior preocupação… tem que ter maior trabalho com o pessoal de tesouraria que está fazendo pagamento, porque o dinheiro fica mais curto, mas o suficiente para tocar um negócio.”
‘O importante disso aí é o que está por trás, quer dizer, essa falta de interesse no desenvolvimento e no crescimento da própria empresa; é isso que é importante nessa situação e é isso que mostra”, analisa.
“Se você olhar, por exemplo, países como Japão, por lei, as grandes empresas só distribuem 10% do lucro.
Dividendo lá é limitado a 10% porque o recurso tem que ser reinvestido na empresa, reinvestido no negócio paro que o negócio cresça”, explica Cláudio da Costa.
“Na Petrobras teria de ser a mesma coisa. Na Petrobras reinvestir significa transferir recursos para a economia brasileira, para o povo brasileiro; é isso que não é feito. O que a Petrobras tem de demonstrar para gente é que ela está fazendo aquilo que é função dela, ou seja, fornecer um combustível de qualidade para todo o País e no menor preço possível. Isso não está acontecendo. Se ela cumprisse isso e demonstrasse, tudo bem, mas não está sendo feito, e o dinheiro levado para fora diminui a capacidade de crescimento da empresa. Inverso do que nós precisamos”, protesta o economista.
É bom lembrar que administradores da Petrobras mudaram a forma de calcular os dividendos, que foram desvinculados do lucro da empresa. “Passaram a basear os dividendos na geração operacional de caixa. Não tem nada a ver com lucro. Então, a Petrobras pode pagar dividendo mesmo tendo prejuízo”, reprova Cláudio da Costa
“Em 2020, já aconteceu de pagar dividendo maior do que o lucro que teve. Essa situação significa que a empresa está se descapitalizando para pagar dividendo. Eles não estão interessados no futuro da empresa. A questão é enxugar o recurso todo e depois pular fora e deixar o esqueleto com o governo”, adverte.
Na próxima coluna, Cláudio da Costa Oliveira fala sobre os investimentos da Petrobras.
A la Sensacionalista
Saída de Bolsonaro fez o Brasil subir 5 posições no Ranking da Felicidade da ONU.
Rápidas
O Música no Museu inicia a temporada 2024 no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, com a “Mostra de Música Vocal Rioacappella”, nesta sexta-feira, às 18h *** Neste final de semana, o Shopping Itaipu Multicenter promove a “Rota do Coelho”, resgatando a tradicional brincadeira de caça aos ovos *** West Shopping promove, neste sábado, show gratuito da cantora Dani Maya *** Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o Instituto Teatro Novo abriu inscrições na oficina de artes cênicas para o público com deficiência intelectual, Síndrome de Down ou autismo, a partir de 15 anos. Mais informações: @institutoteatronovo
Fonte Monitor Mercantil – Marcos de Oliveira